26.1.18

"Pobreza infantil em Portugal é um ciclo vicioso inadmissível"

Joana Carvalho Reis, in TSF

"Os pobres de hoje são os grandes contribuintes dos pobres de amanhã e nunca mais se sai disso", defende João Cravinho, que considera urgente quebrar este ciclo.

João Cravinho defende que é preciso quebrar o ciclo da pobreza infantil em Portugal, que considera "de uma injustiça gritante". Respondendo ao desafio do Presidente da República para reinventar o país, o socialista acredita que o combate à pobreza infantil deve ser prioritário.

No habitual comentário da TSF, João Cravinho explica que estamos perante um ciclo vicioso. "Há uma reprodução de más condições, de deficientes oportunidades de educação, de qualificação, de participação na vida social que estão associadas à pobreza infantil de hoje, de tal maneira que os filhos dessas pessoas terão também muito menos oportunidade de fugir à pobreza", afirma.
Ouça aqui A Opinião de João Cravinho na TSF.

João Cravinho lembra os mais recentes dados: o risco de pobreza de crianças cujos pais não têm o ensino secundário é de 37%; com o secundário é de 14% e com o ensino superior 4,1%.
"Os pobres de hoje são os grandes contribuintes dos pobres de amanhã e nunca mais se sai disso", defende o comentador, que salienta a urgência de quebrar este ciclo. "É de uma injustiça gritante; é inadmissível que isto aconteça."

Cravinho recorda que o Governo tem uma recomendação da Assembleia de República para criar um programa de combate à pobreza infantil, que acredita que terá sucesso. "Tenho a certeza que vamos reinventar o país".

O antigo ministro socialista refere ainda que é preciso uma transformação de fundo, defendendo que "não faz sentido combater a pobreza infantil e depois deixar as crianças enfrentar grandes barreiras de classe."
"O país tem de valorizar todos os recursos humanos, tem de dar oportunidades a todos os elementos da sua população de modo a poder realizar o seu potencial."

Todas as quintas-feiras, depois das 9h, João Cravinho comenta os principais assuntos da atualidade económica na TSF.