24.1.18

Presidente do GRACE: "Somos a maior associação empresarial de desenvolvimento social no país"

Mariana Bandeira, in Negócios on-line

Margarida Couto é a nova dirigente do Grupo de Reflexão e Apoio à Cidadania Empresarial. A sócia da Vieira de Almeida disse ao Jornal Económico que as empresas associadas poderão contar com mais programas formativos ligados à Responsabilidade Social Corporativa e sustentabilidade no triénio 2018/2020.

Fundado a 25 de fevereiro de 2000 com o objetivo de fomentar as políticas de Responsabilidade Social Corporativa (RSC) nas empresas, o Grupo de Reflexão e Apoio à Cidadania Empresarial (GRACE) tem uma nova líder. Margarida Couto, sócia da Vieira de Almeida (VdA), já tomou posse, sucedendo a Paula Guimarães (Fundação Montepio), e disse ao "Jornal Económico" que as empresas associadas poderão contar com mais programas formativos ligados Às preocupações sociais das empresas e à sustentabilidade no triénio 2018/2020.

Pretende dar continuidade aos projetos-bandeira do grupo. Tais como?
Sim. Em 2018, o GRACE irá cumprir os estatutos e prosseguir a missão da associação, dando continuidade a projetos-bandeira na área do Voluntariado Corporativo, nomeadamente o GIRO, que se realiza anualmente em outubro e o Voluntariado em Família, que decorrerá em maio.

Quando começam os trabalhos?
Os trabalhos são de continuidade e, estando já definido o plano de ação para 2018, a calendarização de todas as iniciativas já está a ser definida. Vamos ainda continuar a reforçar a nossa ligação à academia através do projeto Uni.Network, a promover a Carta Portuguesa para a Diversidade e a desenvolver programas formativos, como o 'Novos Líderes para a Cidadania Empresarial' e o 'Como investir na Comunidade e Como mobilizar as Empresas para Projetos Sociais'. Os Encontros Temáticos, a plataforma de contacto 'Ideias Cruzadas' e os Grupos de Trabalho continuarão a ser uma aposta desta direção já que promovem o conhecimento das empresas associadas sobre temas ligados à RSC e à sustentabilidade.

O GRACE conta com quantos associados?
O GRACE terminou o ano de 2016 com 160 associados o que lhe confere o estatuto de maior associação empresarial do género em Portugal, e uma das maiores da Europa.

Irá permanecer ligada ao 'legado' de Paula Guimarães ou alterar a estratégia do grupo?
Enquanto presidente do GRACE, Paula Guimarães foi um exemplo de liderança e serviço. É meu objetivo seguir essa linha de condução dos destinos da maior associação em Portugal dedicada à RSC. É com enorme orgulho e sentido de responsabilidade que, assumo a direção do GRACE em nome e da VdA na esperança de corresponder às expectativas de todos e retribuir este voto de confiança que os associados entenderam dar à VdA.

A eleição dos novos órgãos sociais realizou-se no passado dia 22 de novembro de 2017 e a tomada de posse há cerca de duas semanas, a 11 de janeiro, na Secretaria Geral do Ministério do Ambiente, em Lisboa A vice-presidência da associação será assegurada por Maria Domingas Carvalhosa, Administradora da Lift World, e por Luís Roberto, Presidente do Conselho Fiscal da Fundação BP, que transitam do mandato anterior.

António Brandão de Vasconcelos assume a presidência da Assembleia Geral, em representação da Everis Portugal, tendo como secretários a Essilor, representada por Filomena Esteves de Carvalho, e a Universidade Europeia, representada por Susana Martins. Quanto à presidência do Conselho Fiscal, foi entregue à Secil, representada por Nuno Maia, tendo como vogais a L'Oréal, representada por Ana Martines e o Super Bock Group, por Inês Mesquita.