23.1.18

Cascais promove iniciativa europeia para responder aos "jovens de hoje"

in Diário de Notícias

Cascais foi escolhida para ser Capital Europeia da Juventude em 2018, iniciativa que pretende contribuir para encontrar respostas para "os jovens de hoje", no plano nacional e internacional, com abertura oficial na terça-feira, no Estoril.

"Os jovens de hoje querem respostas para hoje, não querem para daqui a dez anos, quando já vão ser adultos e já estão noutro patamar de vida e com outras preocupações", salientou à agência Lusa Catarina Marques Vieira.
A comissária da Capital Europeia da Juventude - Cascais 2018 defende que a iniciativa deve servir para se deixar de pensar no que se vai fazer para daqui a dez anos para os jovens, porque estes querem saber o que se lhes tem para "dizer agora e como se pode resolver os problemas de agora".

A escolha em novembro de 2015 de Cascais para ser Capital Europeia da Juventude representou "uma consagração" da atividade municipal em relação a políticas destinadas aos jovens, para o município, mas também resultado da colaboração com outros países.

"Quando fizemos a candidatura frisámos também esse aspeto de sermos uma boa porta de entrada, e também de saída, de conhecimento para os países de língua portuguesa, porque também estão a crescer muito na aprendizagem em medidas para os jovens", explicou Catarina Marques Vieira.

A comissária apontou, como exemplo, a criação de um fórum para a juventude na Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP).
"A programação abrange 13 áreas específicas, mas vamos querer implementar aqui uma discussão relacionada com o Plano Mundial da Juventude, que está associado às Nações Unidas", frisou a ex-vereadora da Juventude na Câmara de Cascais.

O documento adotado por Portugal há 20 anos "está obsoleto e precisa de ser revisto", mas a comissária defendeu ainda a necessidade de também se pensar a nível europeu e nacional, para "rever algumas medidas de políticas de juventude que precisam de ser alteradas".

"Estes diplomas devem ser revistos a nível nacional, europeu e mundial", advogou Catarina Marques Vieira, notando que os documentos devem prever a adoção de "respostas mais céleres" para as necessidades dos jovens.
A Capital Europeia da Juventude, criada em 2009 pelo Fórum Europeu da Juventude, plataforma de organizações juvenis de toda a Europa, visa promover "a participação ativa dos jovens na sociedade" e "a cidadania europeia" a par de outras zonas do mundo.

Sob o tema "Glocal Youth", a iniciativa reparte-se em Casais por um vasto programa repartido pelas áreas relacionadas com desporto, voluntariado, empregabilidade, artes, conhecimento, diálogo, ambiente, participação, mobilidade, estudantes, eventos, experiências e espaços.

O "HeForShe Arts Day" realiza-se a 11 de março, na Casa das Histórias Paula Rego, em Cascais, associado ao movimento lançado com a participação da atriz Emma Watson, que visa promover a igualdade de género, uma das principais metas da Agenda de 2030 para o Desenvolvimento Sustentável da Organização das Nações Unidas.

O festival "GiveMe4" está programado para 15 de setembro, no parque Marechal Carmona, e cada entrada custará "quatro horas de trabalho voluntário".

"O voluntariado jovem é uma das grandes bandeiras da Capital Europeia da Juventude", notou Catarina Marques Vieira, acrescentando que o município conta todos os anos, durante o verão, em seis programas de voluntariado jovem, com cerca de 1.900 voluntários.

A autarquia prepara para meados de dezembro, por ocasião do encerramento da iniciativa, o lançamento de "um manual" com a compilação de todas as medidas discutidas durante o ano.
Na abertura oficial da Capital Europeia da Juventude - Cascais 2018, que terá lugar no Centro de Congressos do Estoril, na terça-feira, estarão presentes, entre outas personalidades, o Presidente da República e os secretários de Estado da Juventude e dos Assuntos Europeus.