4.7.19

Bruxelas: Sem-abrigo retirados de área por onde vai passar Tour de França

por Fábio Nunes, in Mundo ao Minuto

Uma plataforma de voluntários mostra-se satisfeita pela medida, mas considera as razões erradas e acusa a autarquia de estar a tentar proteger a sua imagem.

polícia de Bruxelas retirou imigrantes sem-abrigo de locais por onde vai passar o pelotão do Tour de França, a mais importante prova de ciclismo do mundo. O The Guardian dá conta que a polícia retirou cerca de 90 pessoas do parque Maximilian e de uma rua ali perto na passada sexta-feira.

O grupo de voluntários, Civic Platform, considera que esta decisão da autarquia tem apenas em conta a proteção da imagem de Bruxelas.
“A polícia apenas se focou em pessoas que estavam no parque Maximilian e na Willebroekkai. Eles tiveram de sair de lá. Os que estavam um pouco mais afastados daqueles locais foram deixados em paz”, afirmou Mehdi Kassou, porta-voz da Civic Platform.

“Nós só podemos ficar felizes por haver espaços que estão a alojar estas pessoas. No entanto, não podemos estar agradecidos pela forma como isto foi feito. Se a razão é de interesse comercial ou por uma questão de imagem, então estes espaços estão a abrir pelas razões erradas”, acrescentou Kassou.

Numa publicação no Facebook, a Civic Platform refere ainda que a polícia terá dito ao imigrantes sem-abrigo retirados do parque que esta foi apenas a primeira de várias operações do género na capital belga antes do Tour começar. A prova arranca este sábado.

Um porta-voz do gabinete do presidente da Câmara de Bruxelas, Philippe Close, rejeita estas acusações e salienta que a operação foi necessária depois de terem sido retirados imigrantes sem-abrigo da estação de comboios Brussels-Nord. Não foi oferecido alojamento e os sem-abrigo foram para o parque Maximilian.

A autarquia também disponibilizou mais fundos à Samusocial, a agência responsável pelos sem-abrigo de Bruxelas. A Samucional recebeu 170 mil euros para providenciar alojamento para estes sem-abrigo.

Como aconteceu em edições anteriores, as primeiras etapas do Tour de França começam noutro país.