22.7.19

O Que é Integração Social?

in Universia.net

A integração social é um conjunto de processos utilizados para que todos os elementos de uma sociedade dialoguem e existam relações sociais pacíficas. Isto é, garantir que todos os elementos da sociedade nela sejam incorporados, garantindo a sua coesão. Por vezes, entende-se a integração social como forma de criar oportunidades e direitos iguais para todos os elementos de uma sociedade.

social não significa que os elementos da sociedade se tornem todos iguais, mas sim que convivam pacificamente com as suas diferenças. Isto é, a integração social também se refere à liberdade de podermos ser o que quisermos.

A integração social não está apenas relacionada com questões económicas, mas também sociais, culturais e políticas. Uma vez que as sociedades estão em constante mutação, o processo de integração social nunca acaba.

Importância da integração social
Diversos estudos têm comprovado que a exclusão da sociedade provoca sentimentos negativos em indivíduos ou comunidades. Assim, será menos provável que existam relações pacíficas entre todos os membros das comunidades. No caso de existirem adversidades, seria mais provável que a sociedade trabalha-se em prol de um benefício comum. Ou seja, a integração social aumenta a solidariedade entre os elementos de uma sociedade.
A integração social é uma forma de erradicar classes privilegiadas e grandes diferenças económicas, aumentando a voz de classes ou indivíduos vulneráveis. Isto será possível quando todos os participantes tiverem acesso às mesmas oportunidades e os mesmos direitos.

Exclusão social
A exclusão social é normalmente devida à discriminação e institucional de pessoas ou grupos, deixando-os fora dos sistemas convencionais. Além disso, indivíduos e classes que tenham socializado pouco em ambientes multi-culturais terão uma maior dificuldade em relacionar-se e compreender indivíduos de culturas diferentes. Por vezes, esta dificuldade transforma-se em sentimentos de superioridade, insegurança ou preocupação. Estes sentimentos são origem à criação de estereótipos, preconceitos e diferentes formas de discriminação como o racismo, xenofobismo ou homofobia. Assim sendo, são motivos de exclusão social:

As políticas de integração social podem ser orientadas para a economia, como por exemplo a criação de emprego e a garantia da qualidade do emprego através da legislação. A criação de apoios sociais e proteção social para diminuir a diferença de oportunidades entre os elementos da sociedade e garantir a proteção de todos os indivíduos, também aqui está incluída. Um exemplo destas políticas é a criação de bolsas de estudo para estudantes que venham de meios económicos mais vulneráveis e não têm apoio dos pais, uma vez que a educação é também uma das formas de aumentar a inclusão social.

Podemos ter políticas de integração social orientadas para as capacidades culturais, como respeito por diferentes religiões. São exemplo deste tipo políticas, as políticas para integração de migrantes e imigrantes. As políticas sociais também estão relacionadas, uma vez que se focam na comunicação entre grupos distintos, construção de comunidades e reconhecer e aprender a valorizar a diferença.
Para além disso, também podemos ter que trabalhar as capacidades políticas da sociedade, garantindo que todos os elementos são representados e têm uma voz activa.

Ainda que normalmente as políticas de integração social sejam criadas para evitar discriminação, por vezes, é necessário criar políticas de discriminação positiva para acelerar ou iniciar o processo de inclusão social. Por exemplo, criar cotas para trabalhadores com deficiências, cotas para gêneros ou cotas para etnias.

Medição da integração social
Para além da criação de políticas de integração social é importante que sejam medidos alguns fatores que influenciam a integração social. Só assim poderemos ter a certeza de que as políticas estão a funcionar, bem como que grupos da sociedade estão em risco ou em situação de exclusão social.