26.7.19

Figueira da Foz: Roma TV quer da voz à comunidade cigana

por Notícias de Coimbra

Decorreu no dia 19 de julho, no Salão Nobre dos Paços do Concelho, a apresentação pública da primeira do canal «ROMA TV – Cigana TV», um projeto da responsabilidade da Letras Nómadas – Associação de Investigação e Dinamização das Comunidades Ciganas, no âmbito do Programa de Apoio ao Associativismo Cigano (PAAC), cuja entidade promotora é o Alto Comissariado para as Migrações- IP, que se fez representar por Luísa Malhó, Diretora do Departamento de Apoio à Integração e Valorização da Diversidade.

A «ROMA TV» é uma web TV que será transmitida através de plataformas digitais, e que tem como principais objectivos divulgar e promover a cultura cigana bem como as iniciativas, boas práticas que se realizam com as comunidades ciganas em território nacional.

Na sessão que foi presidida pela Secretária de Estado para a Cidadania e Igualdade, Rosa Monteiro, estiveram presentes o Presidente da Câmara Municipal da Figueira da Foz, Carlos Monteiro, a Vereadora da Ação Social, Diana Rodrigues, o Presidente da Assembleia Municipal, José Duarte, a Presidente da Letras Nómadas, Olga Mariano, Bruno Gonçalves, Co-fundador da Letras Nómadas, e Sérgio Aires, sociólogo e ex-Presidente da Rede Europeia Anti-Pobreza.

O Presidente da Câmara manifestou o seu agradecimento pela escolha da Figueira da Foz para a realização desta iniciativa, que no seu entender “foi, modéstia à parte, pelo trabalho que temos feito em prol da igualdade, em prol dos ciganos”.

O edil realçou o “trabalho profícuo e valioso que tem sido feito na estratégia de integração”, que permite que “possamos sentir os valores da Europa, da tolerância democrática, da cidadania” e que é uma preocupação “em termos de futuro, pois é assim que consideramos que é a maneira correta de integrar e receber”.
Rosa Mariano, Presidente da Letras Nómadas, frisou que ser cigano é ser português “com cultura cigana”, “é ser tudo aquilo que se quer ser sem deixar de ser quem é”.

José Duarte, Presidente da Assembleia Municipal, referiu que é importante “continuar a diminuir o estigmas e a promover a diversidade cultural”, pois o “caminho faz-se caminhado” e “nós estamos no caminho certo”.
Rosa Monteiro, Secretária de Estado para a Cidadania e Igualdade, manifestou-se feliz pelo lançamento da ROMA TV (Cigana TV) que vai “ser um sucesso” e vai “desvendar à sociedade um conjunto de figuras e protagonistas da cultura cigana”. Agradeceu ao Município e à Associação, pelo seu “empenhamento naquilo que são causas de direitos humanos, por darem visibilidade aos problemas e arranjarem forma de corrigir os erros”.

A governante enalteceu o papel das Autarquias que assinaram a “Declaração dos Presidentes de Câmara e dos Representantes Locais e Regionais Eleitos dos Estados-Membros do Conselho da Europa contra o Anticiganismo”, bem como as políticas de igualdade de género, de integração de migrantes e de trabalho com pessoas ciganas, do Município da Figueira da Foz, que “passam uma “mensagem forte”, que pode “contaminar positivamente outras entidades”. Referiu ainda a importância do associativismo cigano, “de termos hoje vozes ciganas que falam dos seus desejos e das suas expectativas”.

A sessão constituiu ainda momento para a visualização do vídeo da primeira sessão da ROMA TV e para a distinção, por parte da Letras Nómadas de três personalidades, pelo seu trabalho, funções desempenhadas e perseverança na luta contra qualquer tipo de discriminação e promoção da diversidade cultural: a Secretária de Estado, Rosa Monteiro; o sociólogo, Sérgio Aires, que manifestou regozijo pelo reconhecimento de um trabalho com mais de 25 anos de combate à pobreza, e a Técnica do Instituto de Emprego e Formação Profissional de Coimbra, Sancha Dias.