14.9.23

Máscaras não voltam a ser obrigatórias, mas subdiretor-geral da DGS apela a "bom senso"

Carolina Rico, in TSF


André Peralta Santos defende que uso de máscara "é uma medida muito simples para protegermos os outros".
Osubdiretor-geral de Saúde, André Peralta Santos, recomenda o uso de máscara para todas as pessoas que estejam doentes, especialmente com sintomas de doenças respiratórias.


Em declarações esta quinta-feira na CNN Portugal, o responsável interno pela Direção-Geral da Saúde (DGS), insiste que não vão ser dadas orientações sobre o uso de máscaras, mas apela ao "bom senso".


"Quem está doente, quem tem sintomas respiratórios, por uma questão de bom senso, de cuidado com os outros, usem uma máscara, que é uma medida muito simples para protegermos os outros", apela.

Continuar a desinfetar as mãos é outro dos conselhos do subdiretor-geral de Saúde, numa altura em que os hospitais têm registado uma subida dos casos de Covid-19.

Sobre a vacinação, André Peralta Santos garante que está em curso a formação dos farmacêuticos para administrar a vacina contra a Covid-19 pela primeira vez este ano, a partir de dia 29 de setembro.

"Todos os passos estão a ser dados para que a vacinação na farmácia decorra de uma forma simples e segura e para isso estão também a ser a treinados os farmacêuticos que tinham menos experiência na vacinação e outros profissionais, como também enfermeiros e que possam administrar as vacinas nas farmácias comunitárias."

A Direção-Geral da Saúde publicou esta quinta-feira a norma relativa à Campanha de Vacinação Sazonal contra a Covid-19 outono-inverno 2023-2024.

Estão abrangidos maiores de 60 anos, residentes em lares, profissionais de saúde, trabalhadores dos lares e doentes crónicos.