in Sol
O dirigente do Bloco de Esquerda criticou hoje o Presidente da República por considerar que o chefe do Estado promove «a caridadezinha» em vez da melhoria das condições de vida
Muito aplaudido pelos delegados que participam na V Convenção Nacional bloquista, João Teixeira Lopes acusou o Presidente da República de apenas estar preocupado com «a consciência das elites» e não com o aumento da pobreza e das injustiças sociais.
«Rejeitamos a caridadezinha (…) que é aquilo que Cavaco Silva propõe. Não queremos as migalhas nem estamos preocupados com a consciência das elites. Queremos é taxas as grandes fortunas. Quando Cavaco Silva promove a filantropia, não está a ser o presidente de todos os portugueses», argumentou.
Teixeira Lopes criticou igualmente o Governo de José Sócrates por «produzir pobres e criar desigualdades», exemplificando com os «números obscenos» da pobreza.
«O risco de pobreza da população infantil é de 23 por cento. O risco de pobreza dos idosos é de 29 por cento. Dos adultos em idade activa é de 15 por cento. Há dois milhões de pobres em Portugal. Este é o país do governo de Sócrates», afirmou.