8.6.07

Terminou o Campeonato de Futebol de Rua para Instituições Sociais - Torneio combate pobreza e exclusão

in O Primeiro de Janeiro

O Campeonato Nacional de Futebol de Rua para Instituições Sociais assume-se como uma forma de luta no combate à pobreza e à exclusão social, desenvolvendo competências e capacidades para a vida activa.

“Não é um projecto que visa promover o futebol. Nós utilizamos o poder mediático do futebol, os seus bastidores e dinâmicas próprias do jogo para trabalharmos a auto-estima e sermos capazes de reconstruir inteiramente as pessoas”, explicou ontem Henrique Pinto, director-executivo da Associação Cais, promotora do evento, cuja fase final decorreu na Lousã. Catorze equipas mistas, em representação de 12 distritos do Continente e dos Açores, participam na fase final do Campeonato Nacional de Futebol de Rua, que decorreu entre terça-feira e ontem. A competição é dirigida a homens e mulheres em situação de pobreza e exclusão social, que estejam inseridos em projectos sociais ou apoiados por instituições de solidariedade.
O campeonato teve o seu início em Portugal em 2004, através de um convite para a participação no grande evento mundial «Homeless World Cup», que pretende alertar para os problemas da exclusão social, mas só em 2006 se estendeu a todo o País. “O desporto faz milagres, quando as suas dinâmicas e os seus bastidores são bem aproveitados”, referiu Henrique Pinto, destacando os resultados “fenomenais” já alcançados na valorização pessoal e no esbatimento de fronteiras sociais.