HS, in Jornal de Notícias
Alunos e professores da Escola Secundária António Sérgio, em Vila Nova de Gaia, vão dar apoio domiciliário a idosos isolados. Vão criar, ainda, uma linha telefónica de auxílio aos mais velhos que não têm retaguarda familiar. Ambos os projectos nascem de uma parceria entre o estabelecimento de ensino e a Liga dos Amigos do Centro de Saúde de Soares dos Reis (Gaia). O protocolo que formaliza este entendimento já foi assinado.
"Uma das actividades - o Chá Solidário - constará de visitas domiciliárias entre as 19 e as 21 horas, duas vezes por semana, com equipas formadas por alunos da escola António Sérgio, professores e técnicos da Liga de Amigos - que disponibilizará viaturas e restante equipamento", esclarece um comunicado.
"Com o pretexto de levar um chá e uma pequena refeição, os voluntários chegarão aos idosos sem retaguarda familiar, ajudando desta forma a quebrar a solidão em que vivem. Poderão ainda detectar necessidades urgentes e desencadear os mecanismos de ajuda que a Liga assegurará", acrescenta o texto.
O segundo projecto que resulta desta parceria consiste na criação da Linha de Apoio ao Idoso, ou seja, um centro de contacto telefónico que funcionará, de segunda a sexta-feira, entre as 19 e as 22 horas. Nesse período, os voluntários "irão contactar os idosos isolados, inquirindo sobre o seu bem estar, anotando eventuais problemas urgentes que estes apresentem, desencadeando respostas que a Liga possa providenciar".