in Sol
A Assistência Médica Internacional (AMI) lançou um concurso a desafiar alunos do 7.º ao 12.º anos a detectarem um mal social na comunidade onde vivem e a desenvolverem um projecto de voluntariado: os três melhores serão financiados.
'Liga-te aos Outros', assim se chama o concurso, visa «alertar consciências» e «estimular os jovens» para a identificação de «necessidades na comunidade em que se inserem, um caso social grave que acham que podem resolver» com a promoção de actividades de voluntariado, resumiu à agência Lusa a responsável pela iniciativa, Margarida Cortes Rosa.
As escolas podem candidatar os seus projectos até 11 de Março, cabendo a um júri da AMI avaliá-los.
Os resultados serão publicados no portal da organização a 10 de Abril, sendo que a cada um dos três projectos «mais consistentes» será concedido um apoio financeiro de até dois mil euros, o correspondente a 90 por cento do seu custo total. Os alunos ficarão encarregados de encontrar outras eventuais fontes de financiamento, nomeadamente empresas.
Os projectos, nos quais será dada prioridade ao combate à pobreza e à exclusão social, decorrem até ao fim deste ano lectivo e não basta, segundo Margarida Cortes Rosa, «uma mera aquisição de bens ou a reabilitação de estruturas».
O regulamento e a ficha de candidatura do concurso 'Liga-te aos Outros', que é lançado no Ano Europeu do Voluntariado e no Ano Internacional da Juventude, estão disponíveis no portal da AMI e serão divulgados igualmente através da rede de bibliotecas escolares.
Lusa / SOL