14.7.09

Desemprego de Maio estabiliza em Portugal

Alexandra Figueira, in Jornal de Notícias

Só seis países viram o desemprego estabilizar em Maio, face ao mês anterior, e Portugal foi um deles, de acordo com os dados da Organização para a Cooperação e o Desenvolvimento Económico.

Dos 30 países que integram o organismo, a falta de trabalho só não se agravou na Áustria, Bélgica, Alemanha, Holanda e Polónia, além de Portugal. Todos, contudo, têm uma taxa de desemprego inferior à nacional.

Contas feitas ao conjunto da OCDE, os 9,3% de desemprego de Portugal atiram-no para o sexto lugar entre os países mais atingidos. A Espanha continua a ser, de longe, o que se encontra em pior situação. Depois de anos a comandar a descida do desemprego na Europa, foi atingida em cheio pela crise económica e a depressão do imobiliário, registando já uma taxa de desemprego de 18,7% - bem acima dos 8,3% da média da OCDE ou dos 8,9% da União Europeia.

Também a Irlanda (11,7%), a República Eslovaca (11,1%), a Hungria (10,2%) e os Estados Unidos (9,4%) estão em pior situação do que Portugal, cuja estabilização pode ser explicada pelo aproximar do Verão, altura em que a indústria do turismo contrata muitos trabalhadores e ajuda a baixar, temporariamente, as estatísticas do desemprego.