1.12.09

Dez mil jovens poderão entrar no Estado em 2010

in Diário de Notícias
Os dois programas podem custar entre 70 milhões e cem milhões de euros, mas o Estado pode poupar em despesa social.


No total, os dois programas - para a administração central do Estado e para as autarquias - deverá absorver entre sete mil e dez mil jovens licenciados até aos 35 anos, até ao fim do primeiros semestre de 2010. O custo total dos dois programas deverá situar-se entre os 70 milhões de euros e os cem milhões de euros.

Os programas de estágios surgem para combater os efeitos da crise sobre o emprego, sendo complementares ao programa orçamental Iniciativa para o Investimento e Emprego - IIE, desenhado em Janeiro deste ano e com verbas de 1165 milhões de euros. Até ao fim de Outubro, ao abrigo desta Iniciativa, o Governo gastou 536,7 milhões de euros - a que corresponde uma taxa de execução de apenas 46% -, dos quais 144,4 milhões de euros foram aplicados no apoio ao emprego e no reforço da protecção social.

A crise tem, no mercado de trabalho, custos orçamentais superiores aos programas de estágios. Com o aumento do desemprego e o acréscimo de acções de formação profissional, o Estado já tinha gasto mais de 620 milhões de euros nos primeiros dez meses do ano, quando comparado com igual período de 2008.