23.12.09

Centros de emprego com mais de 523 mil desempregados

Por José Manuel Rocha, in Jornal Público

O número de pessoas sem emprego inscritas cresceu 1,2 por cento face a Outubro, mas a um ritmo inferior ao registado nos meses precedentes


Portugal tinha, em Novembro, 523.680 desempregados inscritos nos centros de emprego, mais 6100 do que no mês anterior. O desemprego registado continua a aumentar, mas a um ritmo menos intenso do que nos meses precedentes.

Os dados avançados ontem pelo Instituto de Emprego e Formação Profissional (IEFP) mostram que, em Novembro, se acrescentaram 6154 pessoas à lista dos desempregados registados nos centros de emprego. Isto representa um aumento mensal de 1,2 por cento, que se compara com valores de 1,4 por cento para Outubro e 1,7 por cento para Setembro.

Olhando para os números de Novembro de 2008, verifica-se um aumento 28,2 por cento, também menor do que fora estimado para Outubro e Setembro (29,1 por cento). Há um ano havia menos 115 mil desempregados inscritos nos centros de emprego portugueses.

O IEFP assinala que o aumento dos registos tem mais a ver com o desemprego entre os homens (a aumentar mais de 41 por cento), enquanto entre as mulheres o crescimento foi mais brando, de menos de 19 por cento. E acrescenta que os sectores onde a libertação de mão-de-obra foi mais intensa foram os da construção e das indústrias extractivas.

O sector da construção, alertam sindicatos e entidades empresariais, continua a debater-se com sérias dificuldades. As quebras no mercado residencial e em termos de avanço de obras públicas condicionam o desempenho deste segmento de actividade.

As regiões com uma estrutura económica, como a Madeira e o Algarve, muito alavancada no turismo foram as que registaram os maiores aumentos do número de desempregados. As empresas recorrem muito ao emprego sazonal, nestas áreas, e Novembro costuma ser um mês de menor procura de serviços de hotelaria e restauração.

O instituto analisa também a evolução do desemprego por tempo de permanência nos registos, mostrando que os inscritos há menos de um ano sofreram um aumento de 32,3 por cento, enquanto no caso dos desempregados de longa duração (há mais de um ano) a subida foi de 20,8 por cento.

A procura de um novo emprego - que justificou em Novembro o registo de 92 por cento dos desempregados - aumentou 29,5 por cento face ao mês homólogo de 2008. O número de ofertas disponíveis nos Centros de Emprego totalizou 20.179 em Novembro, um valor superior em 20,7 por cento às ofertas disponíveis em igual mês de 2008, mas inferior em 5,6 por cento ao registado em Outubro.