21.12.09

Bispo de Leiria-Fátima lança apelo a governantes

Elísio Assunção, in Fátima Missionária

António Marto na igreja da Santíssima Trindade, em Fátima, faz apelo aos governantes para que olhem "para a crise a partir das vítimas da própria crise"


Com o templo quase repleto de fiéis, o bispo de Leiria-Fátima presidiu à Eucaristia do quarto Domingo de Advento. “Maria vem anunciar-nos o Natal de Cristo com todo o amor como foi a casa da sua prima Isabel”, afirmou António Marto, comentando o Evangelho da missa. E aponta aos fiéis Maria como modelo do anúncio de Cristo: “A viagem de Maria é caracterizada pela urgência, é feita à pressa”, fez notar o bispo. “É uma viagem missionária “, em que “Maria é movida pelo afecto e pelo amor”.

Maria e Isabel são a “figura da humanidade que acolhe a visita de Deus à terra”, explicou António Marto. “Felizes se formos capazes de perceber nos acontecimentos de hoje a vinda do Senhor até nós”. O bispo de Leiria-Fátima convidou os presentes “a olhar a vinda preferencial de Deus para os pobres, a ir ao encontro dos mais sós, abandonados e necessitados”. E alertou: “Só poderemos sair desta crise se nos empenharmos em derrubar os muros poderosos da injustiça, da marginalização e da pobreza”.

Entre a assembleia estavam presentes os muitos servidores, funcionários e colaboradores do Santuário, que festejaram antecipadamente o Natal. O bispo celebrante estava ladeado pelo reitor, Virgílio Antunes, e pelo administrador do Santuário, Cristiano Saraiva.