29.12.09

Portugueses gastaram 380 milhões num só dia

Lucília Tiago, in Jornal de Notícias

Foram feitos mais levantamentos e mais compras mas o valor médio por transacção baixou


A crise não travou as compras de Natal dos portugueses que, entre levantamentos e pagamentos com cartão, fizeram o Multibanco bater novos recordes. Só no dia 23 de Dezembro, gastaram-se cerca de 264 mil euros por minuto.

Mais movimentos, mas de menor valor. É esta a conclusão mais imediata sobre os levantamentos de dinheiro e compras com cartão efectuadas pelos portugueses entre 1 e 26 de Dezembro. Ao longo daqueles dias, foram levantados 2,13 mil milhões de euros no multibanco e pagos 2,57 mil milhões de euros através dos terminais da mesma rede. Somados, estes valores, significam que cada pessoa gastou, em média, 470 euros - ou praticamente o que vai valer o salário mínimo nacional a partir de 2010.

Os dados ontem divulgados pela SIBS (a entidade que gere a rede Multibanco), mostram que por comparação com 2008, os portugueses levantaram mais dinheiro (2,53%) e gastaram mais nas compras (subida de 10,64%). Mas revelam também que houve uma subida no número de movimentos, pelo que o resultado imediato foi uma ligeira queda no montante gasto por em cada transacção: nas compras efectuadas ao longo destes mês, gastou-se em média 44 euros (menos um euro que em Dezembro do ano passado). O valor médio dos levantamentos também baixou um euro, passando de 69 para 68 euros.

Mas, como mostram os números totais, comprar mais barato e levantar menos dinheiro de cada vez não se traduziu numa contenção dos gastos. Antes pelo contrário, houve até uma subida de 300 milhões de euros. Os números falam por si: em Dezembro de 2008, os portugueses levantaram ou pagaram 4,4 mil milhões de euros. Mas este ano, estas operações ascenderam a 4,7 mil milhões de euros.

A informação da SIBS mostra ainda que muitas pessoas continuam a deixar as compras de Natal para a última hora. É isso que justifica que, no dia 23 de Dezembro, a rede do Multibanco tenha registado novos máximos históricos - nos levantamentos e nas compras pagas através dos terminais automáticos e nas operações, que ascenderam a 6,8 milhões. Só neste dia, os portugueses fizeram 6,8 milhões de operações, movimentando mais de 380 milhões de euros. Na prática, isto significa que naquela quarta-feira foram gastos cerca de 264 mil euros por minuto ou uns impressionantes 4300 euros por segundo.

Ao longo do dia 23, verificou-se também que o valor médio gasto em cada compra foi de 48 euros, superando assim a média de 44 euros do mês de Dezembro.

As compras de última hora prolongaram-se ainda pela manhã do dia 24 . Prova disso mesmo é o facto de nessa data, a SIBS ter registado a realização de cerca de 150 transacções por segundo - havendo mesmo momentos em que se atingiram as 175 - bastante acima dos 80 movimentos por segundo que se observam num dia "normal". Apesar do elevado número de transacções (mais do dobro do que o habitual), não houve registo de quebras de serviço, ao contrário do que sucedeu no final de Novembro, quando, já com o subsídio de Natal na conta, se verificou uma saturação da rede provocada pelo elevado número de levantamentos de dinheiro.

Entre 1 e 26 de Dezembro, foram efectuadas 58 milhões de compras, mais 7 milhões do que em 2008.

El Corte Inglés ainda à espera da inspecção da ASAE

Durante este ano, a Autoridade de Segurança Alimentar e Económica (ASAE) realizou 97 operações de fiscalização em período de saldos, num total de 1248 lojas, nas quais foram detectadas 610 infracções que deram origem à abertura de 393 processos de contra-ordenação. A falta de afixação de preços terá sido, de acordo com o documento consultado pela Lusa, o principal motivo de contra-ordenação.

As promoções em simultâneo com os saldos são, também, motivo de contra-ordenação. Mas, por não ser "nem saldos, nem promoções", a União das Associações do Comércio e Serviço (UACS) apresentou queixa, este ano, contra a "blackfriday", organizada pelo El Corte Inglés, no ano passado. "Até agora, nada nos disseram sobre esse assunto e acho que é de questionar quantas dessas fiscalizações da ASAE foram feitas na Grande Distribuição", critica Vasco de Mello, da UACS. O JN inquiriu a ASAE sobre este assunto, mas não obteve resposta.

O El Corte Inglés repetiu o evento, entretanto, na passada sexta-feira. A "blackfriday" é um conceito importado de outros países em que, num determinado dia, é lançada uma campanha agressiva de baixa de preços que pode durar apenas umas horas e estar limitada a determinados produtos. O El Corte Inglés entende que não está a violar a lei dos saldos em Portugal, porque o objectivo não é escoar stocks de fim de estação, podendo assim organizar aquele dia de descontos antes da época.