19.12.09

Darque com projecto contra exclusão

in Correio do Minho

A Junta de Freguesia de Darque, Viana do Castelo, vai arrancar, em breve, com o projecto 'Ainda Darque Falar' para dar apoio a 196 crianças e cerca de uma centena de famílias.

O projecto foi submetido à quarta geração do ‘Programa Escolhas’ e trata-se da única candidatura a nível distrital a ser financiada, de entre um total de 336 candidaturas nacionais.

O objectivo é dar continuidade ao investimento ao nível da inclusão social de crianças e jovens residentes em contextos socio económicos mais vulneráveis de Darque.

Os destinatários que serão alvo deste projecto foram seleccionados depois de um trabalho já desenvolvido no contexto esco lar e que agora se reforça explorando a dimensão familiar, numa tentativa de envolver e responsabilizar os progenitores no processo formativo dos filhos sem, no entanto, negligenciar a intervenção em contexto escolar.

O projecto 'Ainda Darque Falar' tem sede no Centro Comunitário de Darque, onde pretende ser um elemento de integração social e profissional dos destinatários, bem como tem em vista fomentar o sentimento de pertença e sentido de coesão relativamente à comunidade e garantir a sustentabilidade do projecto no futuro.
Um dos alvos da acção deste centro é precisamente o bairro 3 de Julho - considerado um dos principais focos de exclusão social da freguesia.