in Expresso das Nove
A Cresaçor é a instituição que nos Açores representa a Rede de Economia Solidária. Dispõe de várias valências e trabalha com 23 associações sem fins lucrativos. O objectivo é dar resposta aos associados. Combater a pobreza e a exclusão social de públicos em risco, principalmente através da formação e empregabilidade, são os princípios norteadores da Economia Solidária.
Nos Açores é a Cresaçor que representa a Rede de Economia Solidária. "Temos várias valências que tratam de diferentes problemáticas sociais com públicos específicos e com os nossos associados e cooperantes", explica Célia Pereira, coordenadora da instituição.
São 23 as entidades associadas da Cresaçor [ver caixa]. "Tentamos dar resposta aos pedidos de cada associado. Estes podem ser, por exemplo, o apoio para realização de um projecto ou de uma candidatura a determinado sistema de incentivo; a implementação do sistema HCCP ou formação na área da qualidade; e o acompanhamento das áreas produtivas", afirma Célia Pereira. Para tal, a Cresaçor dispõe de uma equipa multidisciplinar composta por gestores, sociólogos, antropólogos, técnicos das áreas da qualidade e turismo, entre outros.
A Cresaçor disponibiliza, também, diversos serviços. "Somos a agência de microcrédito para a Região. Trabalhamos em parceria com as direcções regionais da Solidariedade e Segurança Social, do Apoio ao Investimento e à Competitividade e do Trabalho, Qualificação Profissional e Defesa do Consumidor. Temos, ainda, uma equipa de trabalho que presta aconselhamento a famílias endividadas", refere a responsável.
Paralelamente, a Cresaçor é responsável pelo Centro Comunitário de Apoio ao Imigrante, valência onde são apoiados por mês mais de 100 utentes e que está integrada na Rede de Mobilidade Humana; pela Criações Periféricas, agência de comunicação e promoção de eventos; e pela Agência de Turismo Social e Solidário, que explora, em parceria com a Associação de Juventude da Candelária, o posto de ecoturismo das Sete Cidades, em S. Miguel.
A instituição dispõe, ainda, de duas áreas comerciais, onde são promovidos produtos e serviços, devidamente certificados com o selo "Cores", de economia solidária, mais concretamente uma loja no aeroporto João Paulo II e o snack-bar Café Cores, ambos em Ponta Delgada.
Na opinião de Célia Pereira, a Cresaçor e as instituições associadas desenvolvem um trabalho fundamental na inclusão de públicos em risco e na construção de diferentes respostas, o qual tem sido marcado pelo sucesso. "A nossa actividade tem sido muito bem sucedida principalmente pela experiência que os Açores têm - e que é um exemplo para todo o País - no trabalho em parceria", sublinha a responsável. "O que considero mais importante no trabalho destas organizações não é apenas o procurar dar respostas às problemáticas dos seus públicos mas também o saber trabalhar em parceria não só com o sector privado mas também com o público."
22 instituições formam a rede
A Cresaçor - Cooperativa Regional de Economia Solidária, CRL foi criada no âmbito do Projecto de Luta Contra a Pobreza e de um programa para o desenvolvimento das empresas de inserção sócio-profissional dos Açores, o projecto IDEIA, iniciado em 1999.
É equiparada a uma Instituição Particular de Solidariedade Social e representa, na Região, a Rede de Economia Solidária dos Açores, formada actualmente por 22 instituições sem fins lucrativos, mais concretamente as associações Alternativa, ARRISCA, Aurora Social, Garçatainha, Centro de Estudos de Economia Solidária do Atlântico, da Juventude da Candelária, Norte Crescente, Sol Nascente e Part'Ilha; a Cáritas da ilha Terceira; a Casa de Saúde de S. Miguel; a Casa de Trabalho e Promoção da Juventude Feminina de Nordeste; o Centro Social e Cultural da Atalhada; as cooperativas de Artesanato de Santa Maria, Celeiro da Terra, Economia Solidária Pescadores da Ribeira Quente, Kairós e Senhora da Paz; e as Santas Casas da Misericórdia da Praia da Vitória, da Ribeira Grande, da Maia e de Santa Cruz das Flores A Cresaçor integra também a Rede de Economia Solidária da Macaronésia constituída pelas regiões Açores, Cabo Verde, Canárias e Madeira.
ISABEL ALVES COELHO
isabelcoelho77@hotmail.com


