in Jornal de Notícias
A economia portuguesa caiu 0,3% no quarto trimestre face ao três meses anteriores, mas aumentou 1,2% face ao mesmo período do ano passado, de acordo com a estimativa rápida divulgada esta segunda-feira pelo INE.
"A Estimativa Rápida do Produto Interno Bruto (PIB) aponta para um aumento de 1,2% em volume no quarto trimestre de 2010 face ao período homólogo (1,3% no trimestre anterior). Comparativamente com o trimestre precedente, o PIB terá registado uma diminuição de 0,3%", afirma o Instituto Nacional de Estatística (INE).
O Instituto avança ainda que, em 2010, o PIB terá aumentado 1,4% em volume face ao ano anterior, superando a previsão do Governo, que apontava para um crescimento da economia de 1,3%.
O INE afirma ainda a estimativa rápida inclui revisões na informação de base utilizada, sublinhando que esta implicou uma "revisão em baixa de 0,1 pontos percentuais nas taxas de variação homóloga e em cadeia do PIB para o terceiro trimestre de 2010".
Já o contributo das Exportações de Bens e Serviços para a variação homóloga do PIB "manteve-se elevado" no quarto trimestre, embora "um pouco inferior" ao registado no trimestre anterior.
As despesas de consumo final das famílias residentes desaceleraram, "apesar do crescimento expressivo da componente de veículos automóveis", enquanto o Investimento registou uma redução menos intensa em termos homólogos, comparativamente com o verificado no terceiro trimestre.