21.2.11

Portugueses distinguidos com bolsas de estímulo à investigação

in Jornal de Notícias

Oito investigadores portugueses são distinguidos, esta segunda-feira, com bolsas de 2500 euros, no âmbito do Programa de Estímulo à Investigação, para desenvolverem projectos em áreas como a Geometria Diferencial e as Ciências da Terra.

O Programa de Estímulo à Investigação distingue anualmente propostas de investigação em áreas científicas, no âmbito das disciplinas básicas: Matemática, Física, Química e Ciências da Terra e do Espaço, apoiando a sua execução em centros de investigação portugueses.

Em 2010, o Programa abrangeu áreas como Geometria Diferencial, Física das Nanoestruturas, Novos Materiais na Química e Ciências da Terra.

Aos investigadores é atribuída uma bolsa no valor de 2500 euros e a cada uma das instituições onde desenvolvem os seus trabalhos dez mil euros.

Entre as instituições distinguidas estão o Centro de Álgebra da Universidade de Lisboa, a Universidade de Aveiro, o Centro de Química da Universidade do Minho, o Centro de Geofísica da Universidade de Évora e o Instituto Dom Luiz, da Universidade de Lisboa.

A sessão em que serão distinguidos investigadores e instituições será presidida pelo ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Mariano Gago, na Fundação Calouste Gulbenkian.

Na mesma sessão serão ainda distinguidos dois investigadores no âmbito do Programa para a Internacionalização das Ciências Sociais.

Este programa destina-se a investigadores portugueses e estrangeiros, com idade inferior a 40 anos, que trabalhem em instituições portuguesas.

No concurso de 2010 foram admitidos artigos publicados, ou aceites para publicação, em revistas internacionais de referência entre os anos de 2006 e 2008.

Aos investigadores Nina Wiesehomeier, autora de "Presidents, Parties, and Policy Competition", publicado em 2009 na Revista The Journal of Politics, e Luís Francisco Aguiar-Conraria, autor de "Referendum design, quorum rules and turnout", publicado em 2009 na Revista Public Choice, será atribuída uma distinção no valor de cinco mil euros.