25.2.11

80 milhões de jovens desempregados no mundo

Sandra Afonso, in RR

Situação é pior para as mulheres e nos países em desenvolvimento.


Há mais de 70 milhões de jovens no mundo excluídos da escola e em risco de pobreza, 80 milhões enfrentam o desemprego é há mais de 70 mil suicídios de adolescentes por ano.

Os dados são da UNICEF, e vão ser publicados hoje num relatório sobre as crianças do mundo, e em particular os adolescentes, e que a agência France Press antecipa.

Ainda segundo este trabalho, por género as raparigas são as mais penalizadas.

Por região, as situações mais problemáticas registam-se nos países em desenvolvimento.

No relatório sobre "A situação da Infância Mundial", que será divulgado hoje, a UNICEF chama a atenção para os mais de 70 milhões de adolescentes no mundo que deviam andar no secundário, mas não têm acesso à educação.

Cerca de 14 milhões destes jovens sofrem de algum problema mental ou comportamental, uma situação que se tem agravado nas últimas décadas. Metade dos casos manifestam-se antes dos 14 anos. A depressão é o diagnóstico mais frequente e todos os anos mais de 70 mil recorre ao suicídio.

O relatório apela ainda ao reforço do investimento nos adolescentes, como forma de combater a pobreza. São já 81 milhões, os jovens em todo o mundo sem trabalho, uma situação que a UNICEF diz que deverá agravar-se na próxima década. A grande maioria destes jovens em risco, 88%, vive em países em desenvolvimento.