23.2.11

Portugueses entre os mais pessimistas

in Jornal Público

Os portugueses são dos mais pessimistas da União Europeia quanto à situação nacional, sendo que 93% a considera "má" ou "muito má" e apenas uma minoria (6%) acredita que vai melhorar no próximo ano, segundo o Eurobarómetro realizado no Outono de 2010.

As avaliações mais negativas sobre a situação económica actual dos seus países cabem, contudo, à Irlanda (98 %), Grécia (98%) e Espanha (97%).

Segundo o estudo, a avaliação negativa da economia "reflecte-se também na avaliação da situação do emprego em Portugal". Mesmo assim, na avaliação do mercado de trabalho actual, a Espanha (99%), Grécia (98%) e Irlanda (97%) - países mais afectados pela crise da dívida soberana - superam Portugal no negativismo.

Os portugueses mostraram também uma tendência negativa na avaliação da integração europeia, embora se mantenham favoráveis em relação ao alargamento e à integração nos domínios da economia, da política externa e da defesa e segurança.

Apesar disso, reconhecem que a UE é a instituição mais bem posicionada para agir eficazmente contra a crise e consideram que a moeda única atenuou os seus efeitos.

A nível nacional, os portugueses defendem um aumento do défice público para gerar emprego, atribuem menor prioridade à consolidação orçamental que os europeus em geral e avaliam positivamente os grandes objectivos da Estratégia Europa 2020. Lusa