28.2.11

Portugal exorta Europa a acompanhar esforço luso para sair da crise

in Jornal de Notícias

O ministro das Finanças, Teixeira dos Santos, afirmou, segunda-feira, que o esforço que Portugal terá de fazer em termos de contas públicas terá de ser acompanhado pelas decisões certas a nível europeu, caso contrário, poderá ser em vão.

"Os nossos esforços terão de ser acompanhados também pelo esforço europeu. Importantes decisões são esperadas no mês de Março. Espero que a Europa seja também capaz de dar os passos decisivos que se impõem. [...] Se a Europa não der estes passos, receio que todo este esforço seja em vão", afirmou Teixeira dos Santos, na abertura da II Conferência Reuters/TSF, em Lisboa.

O governante mostrou-se, no entanto, confiante de que as decisões necessárias serão tomadas, até porque, no seu entender, poderá estar em causa um trabalho com mais de seis décadas, aludindo à sobrevivência da própria União Europeia.

"Não me parece que os líderes europeus queiram deitar por terra este esforço de 60 anos", afirmou.

O ministro considerou ainda que as experiências da Grécia e da Irlanda com apoio europeu não terão convencido os mercados de que o recurso a apoio internacional é uma solução para o alastrar da crise da dívida, afirmando que no caso de Portugal, os mercados procuram antes uma actuação sólida em três domínios (consolidação orçamental, crescimento económico e estabilização do sector financeiro).

"Olhando para o que tem sido a experiência da Grécia e da Irlanda, não me parece que os mercados financeiros estejam convencidos que o recurso à ajuda europeia resolva os problemas nacionais e sejam de facto um grande contributo para a estabilização do euro. Não me parece que aquilo que os mercados querem seja que Portugal peça ajuda, o que me parece é que os mercados querem acção nas três frentes que acabei de referir", disse.

Para o ministro das Finanças, ultrapassar a crise "só depende de nós" e garante que é nisso que o Governo está empenhado.