18.2.11

Inscrições nos centros de emprego caem face a 2010 mas sobem a nível mensal

in Jornal Público

O número de desempregados inscritos nos centros de emprego em Janeiro registou uma ligeira redução, de 0,5 por cento, face ao ano passado, mas aumentou 2,8 por cento em relação a Dezembro. Os dados do Instituto do Emprego e Formação Profissional (IEFP) ontem divulgados dão conta de 557.244 pessoas à procura de emprego no final do mês passado e de um aumento em 33,3 por cento do número de novas inscrições, revelando que a afluência aos centros de emprego cresceu entre Dezembro e Janeiro.

A diminuição do desemprego em termos homólogos verificou-se nos homens, com uma quebra de 2,2 por cento, enquanto o número de mulheres desempregadas aumentou 0,9 por cento. Por grupo etário, a evolução anual do desemprego também foi diferenciada: o número de jovens desempregados decresceu 9,9 por cento, enquanto as outras faixas etárias apresentaram um aumento de 0,9 por cento. Comparativamente a Janeiro de 2010, o desemprego de curta duração caiu 12,1 por cento, mas o número de pessoas à procura de trabalho há mais de um ano cresceu 21,2 por cento.

A descida anual do desemprego fez-se sentir em três regiões do país: Norte (-1,1 por cento), Centro (-5,1 por cento) e Alentejo (-3,8 por cento). Nas restantes regiões, o desemprego aumentou, principalmente na Madeira. Com mais desempregados inscritos em Janeiro face ao mês homólogo destacavam-se os "docentes do ensino secundário, superior e profissões similares" e os "profissionais de nível intermédio do ensino", com um aumento de 39,6 por cento e 36,4 por cento.

A ministra do Trabalho reagiu com cautela aos dados. "A realidade é que o número de inscritos tem vindo a diminuir praticamente todos os meses", mas "isto não quer dizer que não continuemos muito preocupados" com os níveis de desemprego e, "sobretudo, com o desemprego de longa duração", disse Helena André. Esta semana, o INE revelou que a taxa de desemprego atingiu um recorde 11,1 por cento. PÚBLICO/Lusa