8.2.11

Motores de busca são principal fonte de informação

Pedro Araújo, in Jornal de Notícias

Quando os portugueses querem obter informação credível sobre uma empresa vão primeiro a um motor de busca na internet, usando o Google ou equivalente (31% das respostas apontam nesse sentido). Em segundo lugar, surge a rádio e as revistas (22%) e só depois os jornais e a televisão (18%).

Curiosamente, os comunicados e conferências de Imprensa da própria empresa parecem não suscitar grande confiança (13%), sendo que as redes sociais surgem na cauda da credibilidade (2%).

No comparativo internacional, constata-se que Portugal está entre os países onde mais se confia nos motores de busca. Estratificando a amostra segundo a percentagem de inquiridos que consideraram como parcial ou totalmente credível a informação obtida por este tipo de fonte, o nosso país surge em oitavo lugar, num conjunto de 23, com um "score" de 86%, suplantado por países como o Brasil e a Índia (93%).

"Quantas vezes necessita de ouvir determinada informação sobre uma empresa de modo a considerá-la credível e verdadeira?" Colocados perante esta questão, quase metade (48%) dos portugueses inquiridos no âmbito do Barómetro Edelman 2011 disseram que precisavam de ouvir duas ou três vezes repetidas a mesma informação sobre uma dada empresa para considerá-la verdadeira.