1.4.11

Um milhão de pessoas precisam de ajuda na diocese de Lisboa

in RR

Igreja recomenda destinar 0,5% do IRS a Instituições Públicas de Solidariedade Social.

Há cerca de um milhão de pessoas na diocese de Lisboa que precisam de ajuda e pelo menos trezentas mil estão no limiar da pobreza, explica o director da Pastoral Socio-caritativa do Patriarcado de Lisboa, Cónego Francisco Crespo.

Estes números vão estar em cima da mesa no encontro que hoje começou no Turcifal, em Torres Vedras, com a participação das instituições sociais para avaliar o impacto da crise na diocese.

“Eu posso falar da diocese de Lisboa que anda perto de um milhão de pessoas, na sua totalidade, que neste momento precisava de apoio, de uma forma ou outra. É um número grande, muita gente a precisar de apoio social. No limiar da pobreza, estaremos à volta dos 300 mil”, explica o cónego Francisco Crespo.

A igreja deixa ainda uma recomendação prática aos fiéis que pretendam ajudar: “Uma forma muito concreta de colaborar com as instituições é poder destinar 0,5% do seu IRS às instituições particulares de solidariedade social, e isso já seria um grande apoio para podermos continuar o nosso trabalho, não digo desafogadamente, mas já salvaguardando alguma instituição que possa estar na iminência de vir a falir.”

O encontro que se iniciou hoje conta com a presença do Patriarca de Lisboa, Cardeal D. José Policarpo.