11.3.16

Enfermeiros com ofertas de emprego abaixo do salário mínimo

in

Instituto do Emprego e Formação Profissional com ofertas para enfermeiros abaixo do ordenado mínimo

São vários os anúncios de ofertas. Uns pedem enfermeiros para lares de idosos e outros para centros de cuidados continuados, mas com salários muito abaixo do expectável. Casos como um anúncio para enfermeiro a trabalhar 40 horas semanais para um centro comunitário remunerado com 700 euros brutos (3,60 por hora). O contrato coletivo para misericórdias e IPSS - no qual este serviço se integra - é de 980 brutos.

"Não podem ser publicados anúncios que ferem acordos e leis do nosso país sendo essas mesmas leis publicadas pelo Ministério do Trabalho a que este Instituto do Emprego pertence", diz Ana Rita Cavaco, bastonária da Ordem dos Enfermeiros em declarações à SIC Notícias.

Outro caso oferece trabalho a um enfermeiro a tempo inteiro, especialista em reabilitação, e para trabalhar por turnos: 600 euros brutos (menos de 3 euros por hora). A Ordem dos Enfermeiros exigiu esclarecimentos ao Ministério do Trabalho e a retirada destes anúncios do site do Instituto do Emprego e Formação Profissional. Contactado pela SIC Notícias, fonte do Ministério já admitiu a ilegalidade destes anúncios.