24.3.16

Carrinha móvel vai prestar apoio médico a prostitutas e sem-abrigo em Viseu

Sandra Rodrigues, in "Público"

A organização não-governamental (ONG) Saúde em Português vai avançar, em Viseu, com consultas médicas na rua para pessoas sem abrigo e prostitutas. O projecto “Saúde na Esquina” pretende chegar a uma população vulnerável que vive à margem do Sistema Nacional de Saúde. Uma unidade móvel de saúde começa a percorrer as estradas do concelho a partir de Agosto.

“Além das consultas, vamos dar conselhos de promoção de saúde e apoio social”, explica Inês Figueiredo, delegada em Viseu da ONG que foi criada em ? nais do ano passado (2015).

A equipa responsável pela iniciativa já identi? cou os locais por onde a carrinha médica vai passar. “Esta população terá, simultaneamente, acesso a apoio psicossocial tanto em ambiente de consulta como em ambiente informal de rua”, nomeadamente com a realização de testes rápidos no local, como, por exemplo, os do VIH/Sida.

Segunda a porta-voz da ONG, este é “um projecto inovador” e que pode ser replicado em qualquer zona do país onde exista “população marginalizada”. “Está também prevista a realização de um trabalho de investigação nesta temática, com a construção de uma base de dados, identi? cação dos principais Carrinha móvel vai prestar apoio médico a prostitutas e sem-abrigo em Viseu factores de risco, avaliação das mudanças de comportamento de risco e aferição do impacto do projecto na população-alvo. No ? nal, será feita a apresentação dos resultados, nomeadamente o número de pessoas alcançadas”, a? rma Inês Figueiredo.

Além do “Saúde na Esquina”, a organização não-governamental conta avançar com a iniciativa “Saúde na Prisão”, à semelhança do projecto que foi desenvolvido pela organização “mãe” com a comunidade prisional em Coimbra.

“Estes são projectos que vão arrancar brevemente, mas para este ano a Saúde em Português quer ainda colocar no terreno a “Saúde Rural” que tem como missão levar médicos de família a freguesias com carências”, salienta a porta-voz.
Criada em 12 de Dezembro do ano passado, a delegação para a Região Centro da Saúde em Português decidiu colocar em Viseu a sua sede, com o objectivo de promover o desenvolvimento regional e estimular melhores condições sociais. A organização existe há 22 anos e está sediada em Coimbra. Trabalha com bolsas de exclusão e tem sido reconhecida pelo seu trabalho voluntário nas comunidades dos países de língua portuguesa e em territórios de con? ito, guerra e catástrofes.

“Apesar de o nosso trabalho ser mais reconhecido a nível internacional, continuamos a desenvolver a nossa missão na promoção da igualdade de oportunidades”, sublinha Hernâni Caniço, presidente da ONG.

A inovação do “Saúde na Esquina” foi um dos projectos distinguidos pelo Movimento Mais para Todos, lançado pela SIC Esperança e pela cadeia de distribuição alimentar Lidl.

Saúde Sandra Rodrigues Projecto “Saúde na Esquina” quer abranger população que vive à margem do Sistema Nacional de Saúde ADRIANO MIRANDA Serão feitos testes rápidos no local, como, por exemplo, os do VIH