30.3.16

Fafe: António Guterres, Agenzia Habeshia e Fundação Calouste Gulbenkian homenageados no Encontro Internacional de Causas e Valores da Humanidade

In "Correio do Minho"

Entre os dias 5 e 9 de Abril, Fafe volta a receber o “Terra Justa- Encontro Internacional de Causas e Valores da Humanidade.”, que, este ano, tem como tema central os refugiados e imigrantes, a cultura como valor, e os direitos humanos em tempo de conflito.
Além de António Guterres, candidato a secretário-geral das Nações Unidas (ONU) e que foi, até dezembro de 2015, alto-comissário das Nações Unidas para os Refugiados (ACNUR), a II edição da Terra Justa - Encontro Internacional de Causas e Valores da Humanidade vai ainda homenagear a Agenzia Habeshiaa, a Fundação Calouste Gulbenkian e ainda recordar o papel das enfermeiras paraquedistas portuguesas.

Em 1961, foi criado o corpo de Enfermeiras Paraquedistas, integrado na Força Aérea Portuguesa, que teve a sua origem nos mesmos princípios humanitários defendidos pela Cruz Vermelha Internacional, cuja organização sempre se destacou pela importância do papel das mulheres nas missões de socorro às populações, nomeadamente perante as grandes catástrofes naturais. Foi esse o espírito, primeiro, da sua mentora, Isabel Rilvas, e, depois, das autoridades portuguesas, confrontadas com a necessidade de terem profissionais competentes para socorrerem as populações civis afetadas no contexto da guerra e também para tratarem dos militares portugueses feridos.

Durante 14 anos, 46 mulheres portuguesas estiveram diretamente envolvidas na guerra do Ultramar, em inúmeras missões de recuperação e evacuação de feridos do campo de batalha, em cenários como Angola, Guiné- Bissau e Moçambique.
O “Terra Justa”, Encontro internacional de Causas e Valores da Humanidade, é um evento internacional que ocorre na cidade de Fafe, com o objetivo alertar, provocar e envolver as pessoas a refletir sobre a importância das causas e valores da humanidade.
De 5 a 9 de Abril, a cidade vai acolher conferências, tertúlias de café com convidados nacionais e internacionais, exposições de rua, teatro de rua, debates, música, arte pública, entre muitas outras atividades.
Além da questão dos refugiados, vão ser ainda abordados temas como os direitos humanos em cenários de conflito, o valor da cultura e questões relacionadas com a religião.
A Fundação Calouste Gulbenkian e Agenzia Internacional Habeshia serão duas instituições em destaque e a homenagear durante a Terra Justa.
As causas entre as pessoas…
O centro da cidade de Fafe será palco de um “caminho das causas” e de um túnel de grandes dimensões, objetos de arte pública, cujo objetivo é envolver as pessoas para as grandes causas da humanidade e para problemáticas que são ignoradas no nosso dia a dia.
No Arquivo Municipal, em Fafe, vão estar patentes exposições dedicadas a António Guterres, Agenzia Habeshia, Fundação Calouste Gulbenkian e às enfermeiras paraquedistas portuguesas.
Mural das Causas…
Em plena cidade, o monumento, feito a partir de um bloco de granito, desenhado pelos arquitetos da Câmara Municipal de Fafe, vai continuar a guardar, durante 25 anos, as mensagens de grandes individualidades que passaram por Fafe.
Recorde-se que já se encontram no mural as mensagens do Cardeal Óscar Maradiaga, ex-Presidente da Cáritas Internacional e braço direito do Papa Francisco para a reforma da Igreja, Maria de Jesus Barroso Soares, da Fundação Pro-Dignitate, e das ONG´s Amnistia Internacional e Médicos do Mundo. A ideia é perceber, em 2041, como era o mundo, as ideias e a visão da sociedade, nomeadamente ao nível dos valores humanos e das grandes causas globais.