22.3.16

Natureza influencia o bem-estar de vítimas de violência doméstica

In "Gazeta do Rossio"

Caminhar na praia, observar aves e conhecer o Gerês foram algumas ações realizadas desde 2014 com 100 mulheres e crianças vitimadas dos distritos de Braga, Porto e Viana do Castelo.

O projeto “CarryOn” foi desenvolvido pela Unidade de Educação Ambiental da Sociedade Portuguesa de Vida Selvagem (UEA-SPVS), em parceria com a Escola de Psicologia da Universidade do Minho, a Câmara Municipal de Braga e o Grupo de Ação Social Cristã de Barcelos. O projeto decorreu ao abrigo do Programa Cidadania Ativa, financiado pelo Mecanismo Financeiro do Espaço Económico Europeu e gerido, em Portugal, pela Fundação Calouste Gulbenkian.

O seminário final do “CarryOn” abre com Ana Lúcia Silva, coordenadora do projeto e da UEA-SPVS, Firmino Marques, vice-presidente do Município de Braga, e Luís Madureira Pires, gestor do Programa Cidadania Ativa. Seguem-se as palestras das professoras Marlene Matos, da UMinho, e Ana Loureiro, da Universidade Lusófona de Lisboa. Após o almoço, Ana Lúcia Silva reflete sobre o impacto e as perspetivas futuras do “CarryOn” e, às 15h, há workshops de coaching, plantas aromáticas e medicinais, educação ambiental e ki-move/do-in (automassagem), pois o evento visa também disseminar práticas inovadoras para o bem-estar integrado das vítimas.

Ligar a ecologia a outros grupos vulneráveis

O “CarryOn” incluiu ainda formações para técnicos das entidades aderentes, reforçando a inclusão social, a capacitação individual e o bem-estar físico e psicológico. O projeto destaca-se igualmente pela forte adesão da sociedade civil no último ano. Atualmente cooperam 27 entidades, nomeadamente autarquias, comissões de proteção de menores, a Cruz Vermelha, a GNR, a Associação Portuguesa de Apoio à Vítima e a Caritas. Os alunos e docentes da Escola Secundária Alberto Sampaio criaram até uma peça teatral, “Bem-me-quer Mal-me-quer”, que estreia no dia 7 de abril, às 21h30, no Espaço Vita, em Braga.

Natureza influencia o bem-estar de vítimas de violência doméstica

A importância dos serviços dos ecossistemas para o bem-estar do ser humano já foi salientada em diversos estudos científicos. A SPVS, que tem sede na UMinho, desenvolveu ainda no âmbito do “CarryOn” um Manual de Boas Práticas, propondo estender a ligação da ecologia com a psicologia para outros grupos vulneráveis e para a prevenção do síndrome de burnout em profissionais sujeitos a elevados níveis de stress. O site oficial é carryon.socpvs.org.