17.3.16

Câmara de Sintra apoia integração de jovens com necessidades especiais

In "Jornal de Sintra"

A Câmara Municipal de Sintra celebrou no dia 1 de Março, a assinatura do protocolo de colaboração entre o município de Sintra e a Associação de Pais em Rede, no valor de 55 mil euros, âmbito do Projeto Inclusão Socioprofissional das Pessoas com Deficiência a decorrer desde o ano passado.
Para o presidente da Câmara Municipal de Sintra, Basílio Horta, “apoiar este projeto é apoiar um instrumento essencial de apoio às pessoas que mais precisam”, salientando ainda que “este momento significa praticar a cidadania com o coração”.

A presidente da Associação Pais em Rede, Maria Luisa Beltrão Oliveira, evidenciou Câmara de Sintra apoia integração de jovens com necessidades especiais foto: cms Assinatura do protocolo da CMS com a Associação Pais em Rede “o apoio da Câmara a este ato de cidadania exemplar”, referindo que “ quando se trabalha em rede conseguem-se fazer mais coisas” e, neste caso, “estamos a trabalhar em conjunto para que estas pessoas sejam mais felizes e realizadas”, notou.

O projeto Sintra Inclui surgiu da vontade da autarquia de Sintra e da Associação “Pais em Rede” de contyruir uma resposta dirigida aos jovens e pessoas com deficiência no apoio à transição da vida pós escolar para a vida ativa, tendo sido celebrado o primeiro protocolo de colaboração no dia 3 de fevereiro de 2015.

Esta iniciativa destina-se a jovens com deficiência, incapacidades intelectuais ou em situação términus da escolaridade obrigatória, integrados em famílias cooperantes, e que revelem motivação para a autonomia.

A Pais em Rede é uma Instituição Particular de Solidariedade Social com o estatuto de “Organização Não Governamental para Pessoas com Deficiência” (ONGDP nacional), tendo como missão a promoção da inclusão social das pessoas com deficiência e suas famílias.