30.3.16

Três mil voluntários homenageados pelo município de Cascais

In "Jornal da Região"

Os cerca de três mil voluntários que prestam o seu auxílio, de diferentes formas, foram homenageados pelo município, com a entrega de certificados às quatro dezenas de entidades onde prestaram serviço ao longo do ano de 2015.

A cerimónia de tributo público decorreu no Centro Cultural de Cascais, na passada sexta-feira, dia 18 de Março, e foi pequeno para receber quem quis estar presente no reconhecimento da autarquia, que considera o voluntariado, segundo frisou o presidente da Câmara, Carlos Carreiras, “um dos mais valiosos e insubstituíveis activos do concelho”.

“Quando me perguntam se é difícil ser presidente de uma Câmara Municipal como Cascais, eu digo que não é difícil porque nós temos o privilégio de ter em Cascais a vossa atitude e o vosso exemplo, o que torna mais fácil de exercer os poderes públicos”, frisou o autarca.

Carlos Carreiras sublinhou que o voluntariado representa uma forma de participação da sociedade civil que, em Cascais, tem vindo a crescer, tanto em número de voluntários e de entidades promotoras de voluntariado, como na diversidade de projectos que têm sido desenvolvidos.

O presidente da autarquia apelou para a continuação da disponibilidade dos munícipes para “os grandes eventos nacionais e internacionais que não podem ser feitos sem a comunidade” e frisou que “com a vossa participação criamos cadeias de valor que também gerem emprego”. “É todo este movimento que torna o nosso concelho cada vez mais atractivo e reforça a coesão social”.

O autarca salientou que, com o voluntário “temos uma sociedade mais amiga, justa e forte. Continuem a reforçar este movimento, tragam mais amigos”.
João Galveia recebeu o certificado em nome da Novamente, uma associação criada por pais, médicos e amigos de Traumatizados Crânio-Encefálicos (TCE), que se constituiu com o objectivo de prestar um melhor apoio às vítimas de TCE e às suas famílias. “Esta homenagem da autarquia é muito importante porque vem reconhecer uma peça fundamental da nossa instituição e também de todas as que estão aqui representadas, que são os voluntários.

No caso da Novamente, o trabalho dos voluntários é muito importante para a prossecução da nossa missão e dos nossos projectos futuros”, salientou este voluntário.