18.10.18

Portalegre:Chapéus de chuva para "abrigar" pobreza e estigma social

Por Carla Aguião, in Rádio Portalegre

Centenas de chapéus-de-chuva decorados pelas crianças e jovens das escolas do distrito de Portalegre vão estar expostos, sexta feira, em espaços públicos, numa iniciativa que assinala o Dia Internacional pela Erradicação da Pobreza e o Dia Municipal pela Igualdade.

O evento, dinamizada pelo Núcleo de Portalegre da Rede Europeia Anti Pobreza (EAPN), vai contar com a participação de cerca de duas mil pessoas em ações de sensibilização que vão decorrer em oito concelhos do Alto Alentejo.

A responsável da EAPN, em Portalegre, Isabel Lourinho, explica que a escolha dos chapéus-de-chuva, como símbolo desta manifestação, representa o abrigo, o aconchego e a proteção de que carecem as pessoas vítimas de estigma social.

Isabel Lourinho congratulou-se ainda pelo facto de, cada vez mais entidades estarem despertas e disponíveis para participar em ações de sensibilização, mas não escondeu que, na prática fica muito por fazer e o trabalho nunca estará finalizado.

A mesma responsável lembra que o respeito e solidariedade para com o próximo, são palavras de ordem neste evento, valores que, só por si, são ativos no combate à exclusão social.

Portalegre, Avis, Crato, Elvas, Gavião, Monforte, Nisa e Ponte de Sor, são os concelhos que aderiram à iniciativa.

Na capital de distrito, o Mercado Municipal foi o local escolhido para a comemoração.

Segundo Isabel Lourinho, a concentração está marcada para as 14h00 e são esperadas cerca de setecentas pessoas para participar em diversas atividades, nomeadamente a exposição dos chapéus-de-chuva.

O evento vai juntar a celebração de duas datas, o Dia Internacional pela Erradicação da pobreza, que se assinala esta quarta feira, 17 de outubro e o Dia Municipal pela Igualdade, que se comemora a 24 de outubro.