24.10.18

Portugueses são os europeus que mais confiam nas vacinas

Ana Cristina Pereira, in Público on-line

O relatório "O estado da confiança nas vacinas 2018" alerta para o aumento do sarampo

Nenhum país da União Europeia confia tanto na eficácia das vacinas como Portugal. A desconfiança, porém, está a alastrar no espaço comunitário. Desde 2010, a cobertura vacinal do sarampo diminuiu em 12 dos 28 estados-membros.

As consequências estão à vista. O relatório "O estado da confiança nas vacinas 2018", publicado nesta terça-feira pela Direcção-Geral de Saúde e Segurança Alimentar da União Europeia, chama a atenção para o facto de os mais recentes surtos de sarampo terem sido “os mais elevados em sete anos”.

Exposição
Como o feminismo foi atacado pela histeria ao longo dos séculos
Só entre Setembro de 2017 e Setembro de 2018 foram reportados mais de 13 mil casos de sarampo na Europa. E, para os autores do relatório, é evidente que este é "o impacto imediato do declínio da cobertura" da vacina contra sarampo combinada com as vacinas contra rubéola e parotidite epidémica.

Entre 2010 e 2017, a cobertura da primeira dose desceu em 12 países da União Europeia. Em alguns, a confiança na segurança desta vacina atinge os valores mais baixos de toda a União. São os casos da Suécia, da Bulgária e da Letónia, com menos de 70% da população a expressar confiança.
Apesar de tudo, quase 80% dos cidadãos da União Europeia acreditam que esta vacina é segura. Em Portugal, essa percentagem alcança os 96%. Aliás, Portugal é o país da União Europeia em que mais se confia nas vacinas.
O melhor do Público no email

Nos 28 estados membros da UE, a percepção do público em relação às vacinas é positiva, com a maioria dosa cidadãos a acharem que as vacinas são importantes (90,0%), seguras (82,8%), efectivas (87,8%) e compatíveis com as crenças religiosas (78,5%). E Portugal tem a maior percentagem de pessoas que entendem que as vacinas são seguras (95,1%), eficazes (96,6%) e importante para as crianças (98,0%).

Mais de mil casos de sarampo por mês na Europa no último ano
Este estudo tem por base inquéritos feitos nos 28 países ao longo do mês de Maio. Por telefone e ou pela Internet, foram entrevistadas cerca de 29 mil pessoas, o que corresponde a uma amostra representativa.
Não existe limite de idade para iniciar o esquema vacinal desta vacina. Também não existe limite de idade para o completar. Em Portugal, a vacina contra o sarampo faz parte do Programa Nacional de Vacinação e normalmente é administrada aos 12 meses e aos cinco anos.