26.10.18

Semana da Igualdade 2018: Exposição Singular do Plural

in Figueira na Hora

O município da Figueira da Foz instituiu o dia 24 de outubro como o Dia Municipal para a Igualdade, assumindo o seu compromisso no combate aos estereótipos de género e à implementação de uma verdadeira política de igualdade

Neste âmbito, a Divisão de Educação e Assuntos Sociais da Autarquia estruturou um conjunto de actividades que se desenvolve sob o mote nacional «Igualdade é Desenvolvimento», as quais estão a ser desenvolvidas entre os dias 22 e 28 de outubro, assinalando-se desta forma a Semana da Igualdade 2018. Esta iniciativa visa mobilizar os vários agentes locais e consciencializar a população em geral para a igualdade, cidadania e não discriminação.

Estas actividades farão parte da Agenda Nacional da ANIMAR – Associação Portuguesa para o Desenvolvimento Local, procurando assim dar visibilidade ao trabalho que nos propomos desenvolver no Município da Figueira da Foz.
Amanhã, dia 25, pelas 10h00, na Sala Multiusos do Edifício Paço de Tavarede, será inaugurada apresentada a Exposição Fotográfica singular do Plural, da autoria de Sérgio Aires e Maria José Vicente. A entidade promotora deste projecto é a EAPN Portugal/ Rede Europeia Anti-Pobreza que, em parceria com o município, pretendem influenciar positivamente a imagem social sobre as comunidades ciganas na sociedade maioritária, contribuindo para um melhor conhecimento sobre estas e para a construção de uma sociedade mais justa e inclusiva.

A autarquia recorda ter em curso a implementação de um Plano Municipal para a Igualdade, o qual mereceu o reconhecimento da Comissão para a Cidadania e Igualdade de Género, que atribuiu ao concelho duas menções honrosas no âmbito da edição de 2016 e 2018 do Prémio «Viver em Igualdade», distinção que visa distinguir os municípios que implementam políticas que visem mitigar as desigualdades ainda verificadas na nossa sociedade.