11.10.18

Rita Andrade garante que muito tem sido feito contra a pobreza na Região

in JMadeira

A secretária regional da Inclusão e Assuntos Sociais disse esta tarde, em Lisboa, que muito temos feito na Madeira na luta contra a pobreza, informa comunicado da referida secretaria.

Mas referiu que "muito mais temos para fazer, certamente. E é para isso que aqui estamos". Rita Andrade falava no âmbito da Conferência ‘Pensar a Luta Contra a Pobreza - Criar Compromissos’, e de assinatura de protocolos, que decorreu na Sala do Senado, da Assembleia da República. Contou com a participação de entidades responsáveis por estas áreas, assim como por representantes dos partidos políticos com assento no Parlamento Nacional.
De acordo com a mesma nota, o “evento decorreu por ocasião do Dia Internacional para a Erradicação da Pobreza, que se assinala a 17 de outubro, mas que, por questões de agenda, foi tratado esta manhã”.

Lê-se ainda que a “iniciativa partiu da EAPN Portugal/Rede Europeia Anti-Pobreza, com quem o Governo Regional da Madeira, através da Secretaria Regional da Inclusão e Assuntos Sociais, assinou um protocolo no Funchal, no dia 26 de setembro, que visa disponibilizar apoio para a instalação de um Núcleo da instituição na Madeira, num espaço no Bairro do Hospital”.

A iniciativa na capital pretendeu, “por parte da EAPN Portugal, a renovação do seu apelo acerca da necessidade de definição de uma Estratégia Nacional para a Erradicação da Pobreza. Acima de tudo, visou, com o debate, definir um processo de concertação e responsabilização partilhada de aprovação, implementação e avaliação da referida Estratégia Nacional, bem como a constituição de um grupo ad hoc na Assembleia da República que acompanhe e avalie todas as políticas e legislação existente quanto ao seu impacto (positivo e/ou negativo) sobre a pobreza”.

De acordo com o gabinete de comunicação da SRIAS, a governante agradeceu a oportunidade por estar em Lisboa na iniciativa e disse ser a primeira vez que o Governo Regional se associa ao resto do País "para assinalar uma data tão nobre para o combate e a erradicação da pobreza".