31.10.18

Fotos no Paço de Tavarede falam de igualdade

in Diário de Coimbra

No Paço de Tavarede, integrada na “Semana da Igualdade” que a autarquia promoveu, está patente ao público a exposição “Singular no Plural”, da autoria de Sérgio Aires e Maria José Vicente, que retrata dez homens e dez mulheres de etnia cigana, que escolheram percursos académicos e profissões bem diferentes da venda ambulante. Iniciativa que visa «combater o preconceito e os estereótipos» e mostrar, com testemunhos e rostos reais, que a comunidade cigana é heterogénea. Mas além das imagens, a exposição (e uma publicação) dá a conhecer um pouco das suas vidas.

Maria José Vicente, da EAPN Portugal/Rede Europeia AntiPobreza, a promotora do projecto, enaltece o papel da autarquia ao acolher a iniciativa que «ajuda a desconstruir ideias pré-concebidas e mostra outras realidades que a sociedade não tem conhecimento», a de que a comunidade cigana «não é só venda ambulante, há muitos no ensino superior e noutras profissões. Espero que a exposição desconstrua a ideia que temos sobre eles,», disse.

Por seu lado, Alexandre Nunes, chefe de Divisão de Educação e Assuntos Sociais da autarquia, adianta que, no concelho, existem cerca de mil pessoas de etnia cigana e que a Figueira é o município no país «com mais elementos no ensino superior». E desde que a autarquia iniciou a “Semana da igualdade” e instituiu o 24 de Outubro como “Dia Municipal para a Igualdade”, diz que nota «mais empenhamento», por parte das entidades que lidam com esta questão. O município, acrescenta, «tenta dar exemplo com a contratação de elementos ciganos para diversos serviços», e, além disso, diz haver «uma maior receptividade das entidades empregadoras». Todavia, admite, «há ainda um longo caminho a percorrer».

A Câmara tem em curso a implementação de um Plano Municipal para a Igualdade, que mereceu o reconhecimento da Comissão para a Cidadania e Igualdade de Género, que atribuiu a este concelho duas menções honrosas (2016 e 2018), do prémio “Viver em Igualdade”, que distingue municípios com políticas que visem mitigar as desigualdades.
| Fotos no Paço de Tavarede “falam” de igualdade Alexandre nunes, Maria Vicente, tânia oliveira e Bruno Gonçalves