16.10.18

Câmara de Faro integra Observatório Anti-Pobreza

in DiariOnline

A Câmara Municipal de Faro estabeleceu esta semana um protocolo com a Rede Europeia Anti-Pobreza (EAPN), passando a integrar o Observatório Anti-Pobreza.
O município de Faro esteve representado pelo vereador Carlos Baía, responsável pelo pelouro da Ação Social, na passada terça-feira, numa jornada dedicada à discussão da problemática da luta contra a pobreza, promovida pela rede e realizada na sala do senado da Assembleia da República.

Contando com a presença do presidente da Assembleia da República, Ferro Rodrigues, do presidente da Rede Europeia Anti-Pobreza, padre Agostinho Jardim Moreira, e de representantes dos partidos políticos com assento parlamentar, as jornadas permitiram o debate sobre o tema «Avaliação do impacto das Políticas Públicas no combate à Pobreza».

O culminar destas jornadas foi marcado pela assinatura de protocolos entre a Rede Europeia Anti Pobreza e cinco diferentes entidades, incluindo o município de Faro.
“O desemprego, a insuficiência de rendimentos, o envelhecimento da população, a não fixação das populações no interior, a crise nos subúrbios urbanos e algum ressurgimento do fenómeno dos sem-abrigo são problemas que o poder local não pode ignorar”, refere o executivo, em comunicado.

A Câmara Municipal de Faro protocolou com a Rede Europeia Anti -Pobreza um “inovador convénio de colaboração”, passando a integrar o Observatório Anti-Pobreza, cuja atividade se iniciou neste mesmo dia (9 de outubro).
“O município de Faro angariou para o seu lado um parceiro credível e experiente, tanto na monitorização como na erradicação do fenómeno da pobreza, tornando este objetivo num compromisso central para o desenvolvimento social do concelho e do bem-estar das nossas famílias”, assinala a autarquia.