22.10.18

Portalegre: Oito concelhos “abanam” consciências por uma sociedade mais justa

in Rádio Portalegre

A erradicação da pobreza e a igualdade juntou, hoje, centenas de pessoas no Mercado Municipal de Portalegre, numa iniciativa que pretende alterar mentalidades e “abanar” consciências.

O mercado vestiu-se de cor e ganhou uma nova cobertura de chapéus-de-chuva, decorados a rigor para assinalar o Dia Internacional pela Erradicação da Pobreza (17 de outubro) e o Dia Municipal pela Igualdade (24 outubro).
Para Carla Batista, do Núcleo de Apoio à Vitima de Violência Doméstica (NAVD) de Portalegre, a realização destas iniciativas, com a participação dos municípios e respetivas comunidades, serve dois propósitos, alerta para a realidade que mostra uma sociedade ainda pautada pela desigualdade e faz um apelo à mudança.

Carla Batista acrescenta que a comemoração conjunta das duas datas faz todo o sentido uma vez que, tanto a o tratamento desigual como a pobreza afeta sobretudo as mulheres.
O evento, organizado pelo Núcleo de Portalegre da Rede Europeia Anti Pobreza (EAPN), sob o lema “todos juntos pela igualdade vamos acabar com a pobreza”, decorreu em simultâneo nos concelhos de Portalegre, Avis, Crato, Elvas, Gavião, Monforte, Nisa e Ponte de Sor. Em todos eles há espaços públicos decorados com centenas de chapéus de chuva.
Carla Aguiã