31.10.18

Entroncamento comemorou o Dia Municipal para a Igualdade

o Ribatejo on-line

O Município do Entroncamento comemorou a 24 de outubro, o Dia Municipal para a Igualdade, data que pretende sensibilizar para a questão da igualdade de género apelando para a importância de uma vida par, igualitária entre homens e mulheres, promovendo uma cultura na comunidade através da participação cívica dos cidadãos e das instituições.
No âmbito destas comemorações o Centro Cultural recebeu o debate “Igualdade, Inclusão e Participação – à conversa com jovens”, que teve como moderadoras a Dr.ª Ricardina Dias e a Dr.ª Maria José Vicente da EAPN – Portugal Rede Europeia Antipobreza.

O debate contou com a participação de representantes de instituições da cidade, nomeadamente da Escola Secundária do Entroncamento, Escola Profissional Gustave Eiffel, programa Crescer na Cidade, Lar Fernando Eiró, Lar da Santa Casa da Misericórdia do Entroncamento, CERE e o Centro de Convívio.

No decorrer desta atividade foram criados grupos de trabalho que debateram e refletiram através da partilha de ideias e experiências as temáticas da Igualdade, Inclusão e Participação.

Ainda no âmbito destas comemorações realizou-se no passado dia 26 de outubro, na Biblioteca Municipal a tertúlia Conversas com Café subordinada ao tema “Igualdade, Género e Cidadania”.

O painel de oradores desta edição foi constituído por Bruna Tapada, coordenadora de Projetos na Associação Igualdade.PT, e Arnaldo Anastácio, comandante da Esquadra de Policia de Segurança Pública do Entroncamento, que apresentaram os seus testemunhos em questões sobre Igualdade, com o objetivo de apelar para a importância de uma vida par, igualitária entre homens e mulheres e para a promoção de uma cultura na comunidade, através da participação cívica dos cidadãos e das instituições. Esta edição contou também com a participação de Elsa Ribeiro, jornalista, que trouxe a esta conversa o seu testemunho de como as crenças limitam o potencial feminino.
Estes eventos tiveram como objetivo promover a reflexão em torno da igualdade de género e de oportunidades.