16.10.18

CIM do Médio Tejo reforça participação na Rede Europeia Anti-Pobreza

Por Sónia Leitão, in Media Tejo

A participação da Comunidade Intermunicipal do Médio Tejo na EAPN – European Anti Poverty Network (Rede Europeia Anti-Pobreza) vai ser reforçada depois do Conselho Intermunicipal ter aprovado por unanimidade o ajuste ao protocolo estabelecido entre as duas entidades na reunião desta quinta-feira, dia 11. Até à data, a parceria tinha como foco a formação, que passará a ser acompanhada por ações noutras áreas depois das negociações com a EAPN.

No final da reunião, a vice-presidente da CIM do Médio Tejo e presidente da Câmara Municipal de Tomar, Anabela Freitas, confirmou ao mediotejo.net a colaboração com a EAPN e que este ajuste surge num contexto em que “continuamos com cidadãos com os quais temos de ter maior cuidado”, contribuindo esta nova etapa para “continuarmos a capacitar e a diminuir as assimetrias sociais dentro da nossa região”.

As novas áreas de intervenção que se juntarão em breve à formação serão definidas durante as negociações com maior rede europeia de redes nacionais, regionais e locais e ONGs ligadas à luta contra a pobreza. Questionada pelo mediotejo.net sobre a existência de alguma área na qual a CIM do Médio Tejo tenha maior interesse com este ajuste, a autarca sublinhou a educação enquanto “pilar” social e a “inclusão social”.

Igualmente referida foi a importância da capacitação em “pequenas coisas do dia a dia” para as quais as nem todas as pessoas têm competências, a par da integração no mercado de trabalho (de forma direta ou indireta) através de “programas existentes e de protocolos que podemos celebrar com outras instituições para facilitar a integração das pessoas no mercado de trabalho”.