17.10.18

Solidariedade: Combater a pobreza com trabalho digno

in Agência Ecclesia

Foz do Arelho, 16 out 2018 (Ecclesia) – No Dia Internacional para a Erradicação da Pobreza, 17 de outubro, realiza-se no INATEL da Foz do Arelho, Óbidos (Patriarcado de Lisboa) o X fórum nacional que tem como tema «Trabalho Digno – Um alicerce para a paz social».

Esta iniciativa, promovida pela Rede Europeia Anti – Pobreza (EAPN Portugal), conta com intervenções sobre «Trabalho Digno: De que falamos?» por Hermes Augusto Costa, Centro de Estudos sociais da Universidade de Coimbra; e duas mesas redondas sobre: «Emprego: Acesso e Direitos» e «Experiências de inserção laboral», lê-se no programa enviado à Agência ECCLESIA.

A EAPN Portugal/Rede Europeia Anti-Pobreza considera que esta questão é “central” para o objetivo da erradicação da pobreza e para a construção de uma “sociedade mais inclusiva e justa, construída em alicerces de paz social”, refere.

Apesar deste fórum contar com dez edições, a EAPN Portugal tem debatido estas e outras preocupações desde a sua fundação uma vez que, “o exercício da cidadania plena deveria contemplar uma prioridade fundamental” que é a luta contra um dos principais “atentados ao cumprimento dos direitos humanos universais: a pobreza e a exclusão social”.
: