in A Verdade
A Câmara Municipal de Celorico de Basto promove, no dia 20 de Maio, pelas 09h30, no auditório da quinta do Prado, um simpósio dedicado às comemorações do Ano Europeu do "Combate à Pobreza e exclusão Social”.
Reflectir e debater sobre a pobreza e a exclusão reunindo os agentes sociais que interagem em Celorico de Basto (Escolas, IPSS’s, GNR, Protecção Civil e Associações), que trabalham para garantir as respostas sociais à população, são alguns dos objectivos desta acção.
A iniciativa, cujo mote é “Conhecer/ Concertar / Intervir” integra ainda instituições e personalidades que vêm transmitir a sua experiencia, alguns procedimentos e resultados.
Os intervenientes asseguram os vários momentos e abordarão as diversas temáticas que enriquecem o programa.
Assim, durante a manhã a temática prende-se com Educação e estarão presentes na sessão, o presidente da Câmara Municipal, Joaquim Mota e Silva, o Director Regional de Educação do Norte, António Leite, a Directora do Centro Distrital de Solidariedade Social de Braga, Maria do Carmo Antunes e o Director Executivo do ACES – Baixo Tâmega.
Este painel será moderado pelo vereador do pelouro da Educação, Carlos Fernando Peixoto e os oradores são António Peixoto Lima, Director do Departamento de Planeamento e Serviços socioculturais da Câmara Municipal de Celorico de Basto que vai falar sobre Reorganização da Rede Escolar – Centros Escolares. O Director do Agrupamento de Escolas de Celorico de Basto, Marcelino Mota abordará o tema “Construindo a Inclusão”. O Director do Agrupamento de Escolas de Gandarela falará da “Adaptação e reinserção em contexto escolar”. Por sua vez, o Director do Agrupamento de Escolas da Mota, Carlos Monteiro abordará os “Mecanismos de Combate à Pobreza”. O representante da Escola Profissional de Fermil, Eng. Fevereiro vai expor o tema “Inclusão na Escola Profissional de Fermil”.
Durante a tarde estará a moderar os trabalhos a representante do Centro Distrital de Solidariedade e Segurança Social de Braga, Luísa Costa.
A apresentação de um movie maker que dará a conhecer as respostas existentes em Celorico de Basto no combate à pobreza e à exclusão social.
A tarde ficará marcada, também, pela presença da técnica da equipa de apoio à coordenação do PNAI, Maria Cecília Pignatelli, a qual vai expor o “Plano Nacional de Acção para a Inclusão: leitura e propostas face aos problemas”
A finalizar estará um representante da Universidade de Trás os - Montes e Alto Douro, Marcelino Lopes a falar sobre a “Animação Sociocultural e a Dimensão Social, Cultural e Educativa”
Para o presidente da Câmara Municipal, Joaquim Mota e Silva, "com estas iniciativas, a autarquia pretende ter, para além do papel interventivo, uma postura informativa. Nesta acção vamos retratar as repostas que estão criadas no nosso concelho e as medidas que adoptamos, mostrando aos técnicos e à população que existem meios ao dispor para todos intervirmos para um concelho melhor e igual para todos”.
O autarca realça ainda o painel de oradores. “Temos oradores experientes que vão expor as suas experiências demonstrando o que se deve e o que não se deve fazer, o que permitirá aos técnicos de Celorico ficarem mais esclarecidos, baseando-se em relatos de experiências reais”.