in Diário de Notícias
Praças financeiras estarão nos próximos dias especialmente atentas à evolução dos preços, após semana de perdas
Os mercados financeiros estarão esta semana atentos à divulgação da inflação da Zona Euro em Abril, depois de uma semana que abriu com o PSI-20 a ter a maior valorização de sempre e acabou com fortes perdas.
Na segunda-feira, o principal índice da bolsa portuguesa beneficiou do plano de apoio à Zona Euro, acordado na madrugada de domingo entre os ministros das Finanças da União Europeia, e teve a maior valorização de sempre ao ganhar 10,73%.
No entanto, após a euforia, a praça portuguesa oscilou entre ganhos e perdas e fechou a semana a perder mais de 4%.
A bolsa portuguesa foi penalizada pelos receios dos investidores de que as medidas implementadas pelo Governo para sanear as contas públicas conduzam a uma nova recessão económica.
Para esta semana, destaque para a divulgação da inflação da Zona Euro, "que deverá situar-se nos 1,5% em Abril e nos 0,8%, excluindo alimentação e energia", adianta a analista Telma Santos, do Millennium bcp.
Também serão conhecidos os indicadores qualitativos PMI Indústria e Serviços da Zona Euro, que medem a saúde económica do sector manufactureiro europeu, e que "deverão registar ligeiros recuos em Março, acrescentou.
Em Portugal, a Sonae apresenta os resultados do primeiro trimestre na quinta-feira, antes da abertura da bolsa. Sonae Capital, Martifer e Ibersol apresentam depois do fecho do mercado. Lusa