15.7.09

Privados garantem que maioria das queixas são relativas a meios de diagnóstico

Ivete Carneiro, in Jornal de Notícias

A Associação Portuguesa de Hospitalização Privada (APHP) reagiu ao relatório de actividades da Entidade Reguladora da Saúde desvalorizando o número de queixas.

E lamentou o uso da expressão “prestadores privados de saúde”: engloba hospitais privados, entidades do sector social das Misericórdias e, em número muito mais significativo, as “cerca de mil empresas privadas que centram a sua actividade na prestação de meios complementares de diagnóstico”.

Ora, adianta a APHP, a maioria das reclamações são relativas a estes últimos. “É francamente reduzida a percentagem de queixas que incidem sobre os hospitais ditos privados” e, de entre estas, a associação vai pedir à reguladora que esclareça as que envolvem o sector social.

Por outro lado, os hospitais privados insistem que as cerca de 6600 queixas contabilizadas pela reguladora representam 12% das reclamações totais na saúde, uma vez que as unidades públicas foram alvo de mais de 46 mil denúncias no ano passado. Comparação que sai “francamente positiva para a prestação de cuidados de saúde” no sector privado.