18.10.09

"Os Esquecidos", um retrato da pobreza no Porto no DocLisboa

in Expresso

"Os Esquecidos", do jornalista português Pedro Neves, é um dos filmes em competição na sétima edição do DocLisboa. A realização do documentário originou uma série de oito vídeos a preto e branco publicados no site do Expresso em 2008.

Um documentário que retrata a pobreza esquecida do Porto, do jornalista e colaborador do Expresso Pedro Neves, é uma das produções seleccionadas para a competição nacional no DocLisboa 2009 . "Os Esquecidos" será exibido na próxima segunda-feira, 19, no cinema Londres, e no sábado, 24, na Culturgest, em Lisboa.

Tudo começou quando Pedro Neves, o jornalista, se deu conta que, só no distrito do Porto cerca de meio milhão de pessoas vive em situação de pobreza. "Telefonei ao meu amigo José António Pinto, que é assistente social na Junta de Freguesia de Campanhã e perguntei-lhe se queria trabalhar neste documentário comigo. A presença dele ajudou a abrir as portas que costumam estar sempre fechadas".

"Neste filme", diz o realizador, "fui a lugares onde morreu a esperança colectiva, onde há gente viva à beira da morte social. São rostos que encaram a vida como um castigo, actores sociais despidos de qualquer sucesso material. São olhares cansados de tanta falta de sorte, porque não se pode falar de má sorte quando nunca se entendeu o significado da palavra.. São mulheres e homens, esquecidos".

Gente a viver num buraco sem fundo A intenção de Pedro Neves foi realizar um documentário "sobre o mundo de hoje. Sobre um mundo de progresso que se esquece das pessoas".

O realizador afirma: "não quis nunca rotular nem limitar-me a expor a miséria e a pobreza. Preferi sempre tentar compreender causas e consequências, entender como um determinado acontecimento na vida pode provocar mudanças profundas, como de um momento para o outro podemos cair no abismo. E como é difícil sair de lá. São gerações a crescer e a viver num buraco sem fundo, de hábitos marcados pela impotência, muitas vezes pela apatia ou incapacidade de reagir".

Para realizar "Os Esquecidos", Pedro Neves conversou com muitas pessoas, e deixou falar mais do que falou. "Filmei e voltei a filmar. Fui regressando aos locais, às pessoas, às conversas. Fui conhecendo os personagens, aprofundando relações. Deixaram-me entrar um pouco nas suas vidas".

Fragilidade da condição humana "À medida que ia filmando - a rodagem durou quase um ano - e que ia acumulando horas e horas de filmagens, fui percebendo que, mais do que um filme sobre a pobreza ou sobre a precária condição de vida das pessoas que entram no documentário, o tema se centra mais na fragilidade da condição humana", acrescenta Pedro Neves.

No decorrer das filmagens, o realizador e jornalista constatou que estava, também, diante de uma grande reportagem. Nasceu daí a série de oito vídeos - a preto e branco, ao contrário do filme - publicados no site do Expresso de 25 de Novembro a 26 de Dezembro de 2008, sob o título "Pobreza no Porto".

"Os Esquecidos" não teve qualquer apoio financeiro público nem privado. Foi produzido, montado e realizado por Pedro Neves e Carlos Ruiz, seu sócio na produtora Red Desert .