20.10.09

Portugueses não acreditam na recuperação da pobreza

in Portugalmail

Os portugueses têm uma percepção generalizada no que se refere à pobreza, considerando que esta condição está a aumentar e mostram-se pessimistas e com baixas expectativas no que toca a uma capacidade de recuperação.Um estudo divulgado esta terça-feira mostra que 77% dos portugueses têm pouca ou nenhuma esperança na recuperação da pobreza, 75% afirmam que a situação tem piorado nos últimos cinco anos e 50% acreditam que esta condição vai piorar.

No ponto sobre a intensidade e extensão da pobreza, a percepção dos inquiridos é forte, mas fica aquém da realidade estatística, dado que 59% afirmam que a percentagem de pobres está entre os 10% e os 40%.

A nível pessoal, o estudo concluiu que 20% afirmam viver numa situação de risco de pobreza, 7% em pobreza explícita e 1% na miséria, contudo, muitos consideram a sua situação má, mas crêem que há regiões do país piores.

O documento apresentado mostra que as causas da pobreza são, no entender dos entrevistados, as questões relacionadas com o emprego e remetem a responsabilidade da resolução deste problema para o Governo.

De acordo com a Lusa, o trabalho foi realizado pela Amnistia Internacional Portugal, em parceria com a Rede Europeia Anti-Pobreza e o Centro de Investigação em Sociologia Económica e das Organizações do Instituto Superior de Economia e Gestão da Universidade Técnica de Lisboa.