17.10.09

Instituto da Segurança Social garante medidas estruturais contra pobreza

in Jornal a Bola

A coordenadora da Rede Europeia anti-pobreza alertou para a falta de uma estratégia de fundo para combater esta calamidade em Portugal, mas presidente do Instituto da Segurança Social discorda. Edmundo Martinho garante que existem medidas estruturais.

«Nós temos medidas que longe de serem almofadas são estruturais do ponto de vista do combate à pobreza, não concordo de todo com essa pretensa ou alegada ausência de estratégia», disse, segundo a TSF. Mais: o «combate à pobreza dos idosos, 230 mil portugueses que antes estavam abaixo do limiar da pobreza e hoje não estão».

No próximo Governo, avança Edmundo Martinho, será adoptada «uma segunda linha estratégica» para lutar contra a pobreza infantil. Continuando a contrariar as declarações de Sandra Araújo, o responsável acredita que, nesta altura, Portugal está seguramente melhor do que em 2006, quando os dados apontavam para 18 por cento de pobres.

«Muitas coisas aconteceram nomeadamente o crescimento muito significativo do complemento solidário para idosos, sabemos que a crise pode ter provocado algumas situações de perda de rendimentos de algumas famílias que podem ter caído em pobreza, mas não abaixo do limiar de pobreza», concluiu.