17.10.09

Em cada 100 pessoas 18 são pobres

in TVI

São já mais de 2 milhões os portugueses que vivem na pobreza

Os números da pobreza em Portugal continuam a aumentar. São já mais de 2 milhões os portugueses que vivem na pobreza, ou seja, em cada 100 pessoas, 18 são pobres. Os grupos de maior risco são os idosos e os jovens.

O desemprego continua a ser uma das principais causas para esta situação. Os números oficiais são anteriores ao pico da crise económica, no entanto, actualmente estima-se que haja mais pobres em Portugal.

Só nos primeiros seis meses deste ano, os centros Porta Amiga, da assistência médica internacional, apoiaram mais 10 por cento de pessoas que no ano passado.

A rede europeia anti-pobreza diz que o risco de ser pobre é de 26 por cento para os idosos e de 21 por cento para jovens abaixo dos 17 anos.

O número europeu que serve de referência para definir a pobreza equivale a um rendimento mínimo mensal de 406 euros, quem recebe menos deste valor é considerado pobre. Esta é uma situação transversal a toda a Europa, onde já existem 79 milhões de pessoas em risco de pobreza.

O desemprego continua a ser a principal razão que leva cada vez mais pessoas a viver no limiar da pobreza. Este sábado, 17 de Outubro, assinala-se o dia internacional para a erradicação da pobreza.