13.10.09

Pobreza: Belmiro de Azevedo, o exemplo da luta

in RR

A Renascença mostra-lhe esta semana alguns exemplos de vida, a propósito do Dia Mundial da Erradicação da Pobreza, que se assinala no sábado, dia 17. Conheça hoje o percurso de Belmiro de Azevedo.

O empresário é um exemplo de sucesso, de alguém que começou do zero e que tem hoje uma das maiores fortunas do país.

Belmiro de Azevedo lembra com orgulho o seu início, sem nada, e reconhece que não foi um percurso fácil.

“Nasci mesmo muito pobre, mas rico em capacidade de não me deixar derrotar pelo ambiente que me rodeava”, afirma, lembrando que nasceu no período da guerra, “com um racionamento violento”.

“As pessoas, quando têm dificuldades, desenrascam-se”, sustenta.

O segredo do seu sucesso começa em casa e na sala de aula, com um homem em particular: um professor primário convenceu os seus pais de que Belmiro “tinha características para não ficar no lado da exclusão”.

O resto da história é contada com muito trabalho e sacrifício pessoal: “Acampei durante vários anos e aos 14 ou 15 anos tinha de pagar a minha educação. Nunca me cansei de trabalhar, canso-me é de não fazer nada”.

Hoje, o empresário olha para trás com orgulho, para um percurso de vida feito de muito trabalho e com uma aposta clara na educação.